Notícias do setor farmacêutico

Brasileiros acham fármacos em testes com eficácia igual à cloroquina

445

Cientistas brasileiros anunciaram nesta segunda-feira (6) terem encontrado dois fármacos que podem combater o coronavírus. Em testes iniciais realizados in vitro, um dos compostos teve resultado comparável ao da cloroquina para inibir a replicação do vírus.

Os testes fazem parte da busca de medicamentos feita pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), situado em Campinas (SP). Eles trabalham com a estratégia de “reposicionamento de fármacos”, em que tentam descobrir que drogas já existentes e aprovadas para uso em humano podem combater o coronavírus.

A pesquisa começou com dois mil fármacos como candidatos. Uma análise computacional reduziu o número para 16, dois quais os pesquisadores selecionaram cinco para testes in vitro – um outro composto foi adicionado durante esta fase que se iniciou há duas semanas, aumentando o número para seis em investigação,.

Durante os testes iniciais in vitro – ou seja, em cultura de células contaminadas com o vírus -, os cientistas notaram que dois deles se mostraram “capazes de reduzir significativamente a carga viral”, combatendo o vírus. Um dos fármacos, inclusive, teve “desempenho numericamente comparável ao da cloroquina”, segundo o CNPEM.

Fonte: BOL

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.