Notícias do setor farmacêutico

Procura por hidroxicloroquina aumentou 355% em farmácia na Bahia

395

Ainda que não seja um medicamento recomendado para prevenção contra a Covid-19, a hidroxicloroquina segue com alta procura. Em Feira de Santana, as vendas do medicamento em uma farmácia no bairro do Sobradinho saltaram de 45 caixas por mês para 160: aumento de 355% na procura. “Houve acréscimo de demanda, o pessoal comprava. Houve relatos de colegas de que o pessoal comprava até onze caixas para estocar em casa com a falsa ideia de que poderia prevenir a infecção pelo Covid-19”, diz a farmacêutica Rafaela Dantas.

A hidroxicloroquina é usada em tratamento contra malária. Também é indicada para pessoas que tenham doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso. Pesquisadores alertam, porém, que não está comprovada a eficácia do medicamento no tratamento e no combate ao novo coronavírus e que a ingestão indevida e sem acompanhamento pode acarretar em problemas de saúde. O uso de hidroxicloroquina contra a Covid-19 está em estágio experimental em pacientes que estejam em estado muito grave.

Apesar de todas orientações, houve aumento da demanda em farmácias pela hidroxicloroquina, e os pacientes que fazem uso contínuo têm dificuldade em encontrar o remédio. A Anvisa determinou, então, que o medicamento passe a ser considerado um produto controlado e que seja necessária a apresentação de receita para a compra. “O objetivo da Anvisa é realmente para que essas pessoas que fazem acompanhamento médico, que têm lúpus, que não falte medicamento para essas pessoas”, continua Rafaela.

Fonte: Portal G1.com

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/27/vendas-de-medicamentos-relacionados-a-covid-19-crescem-ate-123/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.