Notícias do setor farmacêutico

Vacina contra Mers pode ajudar a combater a Covid-19

464

Técnica usada em vacina contra Mers pode ajudar a combater Covid-19 Imunizante foi testado em camundongos e mostrou eficácia de 100% nos animais. Equipe quer aperfeiçoá-lo para utilizar contra novo coronavírus Sars-CoV-2.

Pesquisadores da Universidade de Iowa e da Universidade de Geórgia, ambas nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina que protege ratos contra o vírus Mers-CoV, que pertence ao mesmo grupo do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Os resultados da pesquisa foram publicados nesta terça-feira (07), no periódico científico mBio.

A vacina contém uma versão inócua do vírus parainfluenza (PIV5), que carrega a proteína spike — moléculas em formato de coroa utilizadas pelo Mers (e pelo Sars-CoV-2) para infectar as células. O estudo constatou que apenas uma dose relativamente baixa da vacina, administrada em ratos por via intranasal (inalada), bastou para protegê-los completamente de uma dose letal do coronavírus causador da Mers, a síndrome respiratória do Oriente Médio.

“Usando a mesma estratégia, foram geradas candidatas a vacina baseadas no PIV5 que expressam a proteína spike do Sars-CoV-2”, disse Paul McCray, líder do estudo, em comunicado. “Estamos planejando mais estudos em animais para testar a capacidade das vacinas baseadas em PIV5 na prevenção de doenças causadas pelo Sars-CoV-2.”

Segundo McCray, encontrar uma vacina eficaz contra o coronavírus causador da Covid-19 é uma corrida contra o tempo, pois todas as pessoas do mundo serão expostas ao microrganismo em algum momento. “Ainda não sabemos se as pessoas têm imunidade duradoura contra a infecção por Sars-CoV-2, por isso é importante pensar em maneiras de proteger a população”, afirmou o especialista em declaração.

Fonte: Revista Galileu

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/07/covid-19-fundacao-de-bill-gates-esta-investindo-em-sete-vacinas/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.