Notícias do setor farmacêutico

Pandemia força indústria a nacionalizar fabricação de insumos

320

A pandemia e a alta do dólar estão deslocando a produção industrial para dentro das fronteiras brasileiras. Empresas, de variados setores, já têm planos de nacionalizar a fabricação de insumos para reduzir a dependência do fornecimento asiático, especialmente o chinês. As informações são do jornal O Globo.

O fechamento das fronteiras e função da Covid-19 mostrou o impacto que essa dependência pode ter em momentos de crise. Setores mais afetados por falta de peças e insumos estudam com o governo como determinar áreas estratégicas, na tentativa de recompor cadeias de produção que foram quebradas por falta de investimento ou de competitividade.

O setor químico é um dos mais dependentes de insumos de fora. A indústria farmacêutica brasileira sofreu quando a Índia, a maior exportadora de genéricos do mundo, impôs corte nas vendas externas de remédios.

“Não é uma discussão só no Brasil, é mundial, devido às dificuldades de importação e à volatilidade cambial. A curto prazo temos estoques, mas, para médio e longo prazos, há uma discussão que é inevitável em relação ao complexo industrial”, afirma Solange Dallana, diretora de Assuntos Regulatórios e Acesso ao Mercado da EMS.

Ela afirma que sua empresa, juntamente com as demais do setor, está debatendo que produtos são essenciais para o país, para os quais faz sentido criar uma política de nacionalização e quais poderiam ser exportados.

O debate já chega às empresas estatais. Jorge Mendonça, diretor do Farmanguinhos, laboratório vinculado ao Ministério da Saúde que produz os remédios à base de cloroquina pesquisados para combater a Covid-19, afirma que tem capacidade de suprir o mercado brasileiro, caso as pesquisas apontem essa necessidade.

“Essa crise pode nos levar a repensar o modelo e a valorizar a importância da pesquisa e da produção farmacêutica no país. Sabemos que vivemos em um mundo globalizado, e isso traz vantagens, mas queremos ter uma dependência externa tão grande?”, afirma.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente

Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também:  https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/23/levantamento-mostra-farmaceuticas-com-maior-capacidade-de-investimento/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.