Notícias do setor farmacêutico

Farmácias deverão relatar resultados de testes rápidos à Secretaria de Saúde

126

As farmácias de Mato Grosso do Sul que adotarem a realização de testes rápidos para covid-19 deverão relatar os resultados à SES (Secretaria de Estado de Saúde), conforme alertou o titular da pasta, Geraldo Resende, em transmissão ao vivo nesta quarta-feira (29).

Os estabelecimentos foram autorizados ontem (28), pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a administrar os exames imunológicos. Na Capital, pelo menos 30 drogarias manifestaram interesse em vender e aplicar os testes. “Hoje tivemos reuniões com instituições e clínicas particulares que estão colocando à disposição a feitura de testes rápidos. A exigência é para que todos os testes realizados, não só os positivos, sejam enviados para que conste nos nossos boletins de informação”, revelou Resende.

Diferente do exame por biologia molecular, que detecta a existência do SARS-CoV2 e apresenta resultado em até 48 horas, o teste rápido identifica os anticorpos para o vírus e é concluído em aproximadamente 30 minutos.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, o resultado positivo para novo coronavírus em teste rápido é considerado conclusivo. Já um parecer negativo dá margem para interpretações. “Os negativos não são conclusivos, o que pode dar uma falsa impressão de que a pessoa está livre, pode perambular e contaminar outras pessoas. Cuidado na leitura”, avisou Resende.

A rede estadual de Saúde distribuiu 6 mil testes rápidos para as secretarias municipais. Os exames devem ser usados em profissionais da Saúde e Segurança Pública sintomáticos após o sétimo dia.

Há casos de municípios que compraram testes rápidos por conta própria, como Ponta Porã, que adquiriu 1,5 mil unidades.

“Mesmo farmácias precisam ser creditadas pelo nosso Lacen [Laboratório Central de Mato Grosso do Sul] para que possamos estar acompanhando a realização desses testes” , completou. “

Fonte: Portal Campo Grande News

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/28/anvisa-aprova-testes-rapidos-da-covid-19-em-farmacias/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })