Notícias do setor farmacêutico

Bloqueio total já atinge 8,6 milhões de pessoas em quatro regiões do Brasil

33

As medidas de bloqueio total —conhecido como lockdown no jargão técnico— já atingem 8,6 milhões de brasileiros, conforme monitoramento feito pelo UOL. Até o momento, 20 cidades em sete estados já adotaram a medida. Apenas a região Sul não tem nenhum município com esse tipo de restrição para conter o avanço da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Especialistas vêm defendendo medidas de bloqueio total desde a semana passada, quando o número de mortes por coronavírus no país vem acelerando. Desde 5 de maio —quando decisões judiciais determinaram as primeiras providências nesse sentido—, o número de mortes cresceu 40%, de 7.921 para 11.123 óbitos até este domingo (10).

O Maranhão adotou lockdown, por ordem da Justiça, em São Luís e outros três municípios da região metropolitana em 5 de maio —mesma data que outra liminar ordenou bloqueio em Tefé, cidade de 59 mil habitantes no interior do Amazonas. Desde então, decretos de prefeitos e governadores repetiram a estratégia no Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.

As ordens de restrição atingem três capitais: São Luís (MA), Belém (PA) e Fortaleza (CE). Também adotaram essa estratégia de combate outras cidades grandes, como Ananindeua, no Pará, Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Até esta segunda-feira (11), 20 cidades haviam iniciado medidas de bloqueio:

São Luís – MA

Paço do Lumiar – MA

São José de Ribamar – MA

Raposa – MA

Belém – PA

Ananindeua – PA

Marituba – PA

Benevides – PA

Santa Bárbara do Pará – PA

Santa Izabel do Pará – PA

Castanhal – PA

Santo Antônio do Tauá – PA

Vigia de Nazaré – PA

Breves – PA

Fortaleza – CE

Niterói – RJ

São Gonçalo – RJ

Tefé – AM

Barbacena – MG

Guia Lopes de Laguna – MS

1 / 3

11.mai.2020 – Guarda aborda motociclista no 1º dia de bloqueio total em Niterói

Herculano Barreto Filho/UOL

2 / 3

11.mai.2020 – Fiscalização provocou lentidão na chegada a Niterói no 1º dia de bloqueio total

Herculano Barreto Filho/UOL

3 / 3

11.mai.2020 – Guarda municipal mede temperatura de motorista em Niterói

Herculano Barreto Filho/UOL

Cidade no interior do MS adotou bloqueio após surto em frigorífico

Embora atinga majoritariamente municípios nas regiões metropolitanas, as medidas de bloqueio total também já chegaram no interior do país. É o caso de Tefé (AM), Barbacena (MG) e Guia Lopes de Laguna (MS).

Guia Lopes de Laguna é a menor das 20 cidades em lockdown. Com apenas 9.895 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade no sudoeste sul-matogrossense fica próxima de Ponta Porã.

O surto de covid-19 na cidade, que fica próxima da fronteira entre Brasil e Paraguai, foi iniciado no Frigorífico Brasil Global —que paralisou suas atividades após diversos funcionários serem contaminados pela doença. Até este sábado (10), o município era o terceiro em número de casos no Mato Grosso do Sul, com 26, atrás apenas da capital Campo Grande (153) e de Três Lagoas (68).

Fiocruz recomenda lockdown no RJ

Na semana passada, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recomendou, em ofício enviado ao MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), que todo o estado do Rio seja submetido a um bloqueio total. Recentemente, o Rio de Janeiro superou pela primeira vez São Paulo e se tornou o estado com mais confirmações de mortes por dia.

Apesar das recomendações, o governador Wilson Witzel (PSC) deixou a cargo dos municípios a decisão de adotar medidas de bloqueio total. Até o momento, apenas Niterói e São Gonçalo iniciaram esse tipo de restrição.

O prefeito da capital, Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), optou por fazer interdições pontuais em áreas de grande concentração de pessoas. A primeira delas foi o calçadão de Campo Grande, na zona oeste —um dos bairros mais afetados pela doença. Nesta segunda (11), Crivella anunciou novas restrições à circulação de veículos em outros dez bairros das zonas norte e oeste.

Fonte: UOL

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })