Notícias do setor farmacêutico

Prescrição de medicamentos para Covid-19 deve discutida entre médico, família e paciente, diz Secretaria de Saúde do AC

15

Covid-19

Após reunião com médicos do Acre, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) anunciou, nesta quinta-feira (21), que decidiu que só será liberado o uso do medicamento cloroquina em casos de Covid-19 com o aval de médicos, familiares e do paciente.

O Ministério da Saúde anunciou um novo protocolo permitindo o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

“Esse é um consenso geral entre os profissionais, considerando-se, por exemplo, o caso de pacientes com cardiopatia, para os quais a medicação não é indicada e pode até levar à morte”, destaca a Sesacre em nota.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defende o uso da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Mas, não há comprovação científica de que esse remédio seja capaz de curar a Covid-19. Estudos internacionais não encontraram eficácia no remédio, e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda a utilização.

O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. No intervalo de menos de um mês, os dois deixaram o governo.

A nota da Sesacre destaca ainda que, em casos de pacientes em coma, só será permitido o uso do medicamento mediante assinatura de um termo de responsabilidade da família do paciente.

Nesta quinta-feira (21), o Acre ultrapassou mais de três mil infectados. O estado já recebeu 9.800 casos, sendo que mais de 5 mil foram descartados, 3.103 confirmados, 81 pacientes estão hospitalizados e 78 pessoas já morreram vítimas da doença.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/05/20/eurofarma-planeja-lancar-22-genericos-em-2020/

Sobre os curados, o número é de 1.098 pessoas que se recuperaram do novo coronavírus. O Acre analisa mais de mil casos suspeitos.

Fonte: G1

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.