Notícias do setor farmacêutico

Vitamina D também para a fertilidade

Estudos sugerem benefícios, mas é preciso consultar o médico para evitar abusos

35

O cenário científico na medicina está movimentado devido à relação do Sol com a vitamina D e a fertilidade. O astro é fonte de diversos benefícios, e a exposição aos raios ultravioletas do tipo B proporciona a síntese da vitamina D no organismo, equilibrando o mineral e estimulando o funcionamento regular de mais de 250 genes.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A deficiência da vitamina provoca sérias consequências como dores nos ossos e depressão, passando pela imunidade baixa, cansaço excessivo e, inclusive, infertilidade. O estudo relacionando o Sol e a fertilidade está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos com grande interesse público, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta cerca de 80 milhões de inférteis no mundo. No Brasil, esse número chega a 8 milhões.

A causa da infertilidade pode ser genética ou consequência de distúrbios hormonais e doenças, como endometriose e a síndrome dos ovários policísticos. Os tratamentos podem ser eficazes em alguns casos e, em situações mais sérias, a maternidade assistida se torna uma das opções. A pesquisa de identificação de novas maneiras para aumentar a fertilidade é considerada urgente.

A possibilidade de a vitamina D prevenir a infertilidade é cogitada, pois exames com taxas menores da vitamina ocorrem em mulheres com endometriose e ovários policísticos, doenças que dificultam a gravidez. As hipóteses estão sendo avaliadas, e a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) apresenta alguns estudos que não revelaram melhorias significativas, mas as pesquisas seguem.

A melhoria foi observada entre quem está em tratamento ou passando por reprodução assistida. A explicação pode estar no fato de a vitamina D reduzir o risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, baixo peso ao nascimento, prematuridade e hemorragia pós-parto grave. Contudo, a SBRA informa que não há nada comprovado e que a melhoria ainda é uma hipótese.

A limitação do estudo está na necessidade de um ensaio clínico para comprovar o efeito benéfico da vitamina D, embora algo tenha sido identificado. O processo requer cautela com os resultados para não gerar forte impacto entre as pessoas interessadas no sucesso da gravidez e que com a notícia passem a ingerir de forma excessiva suplementos de vitamina D sem ter certeza dos efeitos e com risco de overdose.

A recomendação para quem quer aumentar os níveis de vitamina D é consultar um médico especialista para orientações adequadas, conforme cada caso. O Instituto Linus Pauling de Pesquisa de Micronutrientes para Saúde/Universidade do Estado de Oregon indica a aquisição natural da vitamina com a exposição solar diária, de 5 a 10 minutos, durante o período de menor intensidade. Os nutricionistas indicam uma alimentação rica em ovos, queijos, salmão e cogumelos.

As pessoas interessadas devem acompanhar a atualização dos estudos sobre a fertilidade e a vitamina D. É importante consultar médicos para acompanhamento e considerar que os tratamentos são soluções e ações eficientes para realização do sonho de aumentar a família.

Fonte: O Tempo

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/05/29/btg-preve-prosperidade-para-o-varejo-farmaceutico-online/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

1 comentário
  1. Douglas diz

    Olá, Seu sonho de engravidar começa aqui!
    O tratamento nº 1 do mundo para FERTILIDADE.
    Acesse e aproveite a promoção imperdível:
    https://bit.ly/gravidasonhorealizado

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })