Notícias do setor farmacêutico

Médicos explicam por que covid-19 causa perda excessiva de peso

114
covid-19: emagrecer/doença
Durante a internação, o norte-americano Mike Schultz perdeu 22 kg Reprodução

Pacientes que enfrentaram a covid-19 têm apresentado moderadas ou drásticas perdas de peso durante o tratamento da doença. Foi o caso do enfermeiro norte-americano Mike Schultz, de 43 anos, que perdeu 22 kg após ficar internado. Segundo Raquel Muarrek, infectologista da Rede D’Or, vítimas de quadros infecciosos apresentam uma perda de massa corporal média de 10%. Isso acontece devido ao gasto metabólico para combater a doença no organismo.

“Em toda infecção você tem uma perda de apetite que pode ser acentuada pelo uso de antibiótico”, explica a infectologista.

O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco reforça que, em casos moderados, o aumento do gasto metabólico e alterações no apetite por conta da perda de olfato estão dentro do esperado. No entanto, são os casos graves, como o do norte-americano, que começam a apresentar problemas de desnutrição, a ponto de o paciente precisar de uma alimentação via sonda enteral. É aí que acontecem os processos de emagrecimento mais significativos.

Ataque ao sistema digestivo

Grecco também aponta que muitos dos pacientes relatam início de sintomas como diarreia e náusea: “Isso acontece porque o vírus pode atacar estômago e intestino”, explica o endoscopista. “O coronavírus chega ao organismo por meio de uma enzima chamada aECA2, muito presente no sistema digestivo.”

De acordo com o especialista, uma vez curado da covid-19, o paciente que passou por uma drástica perda de peso pode acabar apresentando alguns sintomas de deficiências vitamínicas. Por isso, a recuperação pode incluir suplementos. A dieta, segundo o gastrocirurgião, deve permanecer moderada, já que pode provocar reações de rebote no organismo caso o paciente volte a se alimentar como antes.

Fonte: Portal R7

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente                                                                                                                                                                                O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/05/25/vacina-contra-covid-19-como-os-diferentes-projetos-querem-imunizar-humanos/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })