Notícias do setor farmacêutico

Ações da AstraZeneca caem 2% após conversas sobre fusão

171

AstraZeneca As ações da farmacêutica britânica AstraZeneca caíam cerca de 2,4% pouco depois das 8 horas desta segunda-feira, 8, antes da abertura do mercado, após notícias de que a empresa estaria em conversas informais de fusão com a americana Gilead.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A informação de que as empresas estariam discutindo uma possível fusão foi dada no fim de semana pela agência Bloomberg.

A Gilead tem a patente do remdesivir, um dos remédios que vem sendo testados contra o vírus. Já a AstraZaneca atua em parceria para uma fabricar uma vacina contra a covid-19, que já começou a ser produzida e está em estágio avançado de testes.

A AstraZeneca tem capital aberto na bolsa de Londres, onde suas ações valiam cerca de 8.220 libras na manhã desta segunda-feira. No ano, o papel acumula alta de mais de 10%.

“Por que uma empresa crescendo 10% estaria interessada em uma empresa crescendo um único dígito?”, escreveu a casa de análise americana Evercore ISI escreveu em nota a clientes citada pela agência Reuters.

Ainda segundo a Bloomberg, a AstraZeneca procurou a Gilead há um mês. Os pontos específicos de uma potencial fusão não foram divulgados. A Gilead conversou sobre as vantagens de uma fusão com conselheiros, mas nenhuma decisão foi tomada e as empresas não estão tendo conversas formais por ora, diz a Bloomberg.

A AstraZeneca vale cerca de 140 bilhões de dólares na bolsa, sendo a maior farmacêutica do Reino Unido. A Gilead vale 96 bilhões de dólares.

Se as empresas forem adiante em um potencial fusão, seria um dos maiores negócios da história da indústria farmacêutica. A Reuters estima que, juntas, chegariam a valor de mercado de 232 bilhões de dólares, baseado nos valores das ações na sexta-feira, 5.

O negócio também seria potencialmente sensível e atrair a atenção de governos no momento em que ambas as empresas lideram esforços de pesquisa e desenvolvimento em meio à pandemia do coronavírus.

Fonte: Exame

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/09/rcr-discute-como-extrair-valor-para-a-marca-com-a-logistica-reversa/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })