Notícias do setor farmacêutico

Game é aprovado nos EUA como tratamento para déficit de atenção

45

Déficit de atenção – EndeavorRX seria um jogo de desviar de obstáculos e pegar itens como muitos outros se não fosse por um detalhe: é o primeiro jogo que poderá ser receitado como tratamento médico. A aprovação da FDA (órgão americano com atribuições semelhantes às da Anvisa) autoriza que médicos receitem o game para crianças entre oito e 12 anos de idade como parte do tratamento para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O EndeavorRX passou por sete anos de estudos clínicos para ter sua eficácia comprovada. Nós falamos sobre ele lá em 2016 , quando ele ainda se chamava Project: EVO. Um dos estudos listados pela empresa diz que um terço dos pacientes com TDAH que jogaram o game por 25 minutos por dia, cinco vezes na semana, por quatro semanas não tiveram mais déficit de atenção mensurável em pelo menos um dos testes de atenção objetiva. Esse avanço se manteve por pelo menos um mês.

No entanto, é preciso ter uma boa dose de ceticismo. Como nota o Verge , este estudo foi feito por médicos contratados pela própria desenvolvedora do jogo, a Akili Interactive. A conclusão também não é tão certeira: os resultados não são suficientes para sugerir que o jogo seja recomendado como alternativa aos tratamentos atuais para TDAH. Também há efeitos colaterais, como frustração e dor de cabeça, que são até leves se comparados ao dos remédios.

Portanto, é mais provável que o EndeavorRX seja usado como um tratamento complementar aos tradicionais. Seja como for, não deixa de ser um momento histórico: estamos vendo pela primeira vez um órgão de controle aprovar um game como tratamento médico.

O EndeavorRX ainda não foi lançado. Interessados podem se cadastrar no site da desenvolvedora para receber novidades. Inicialmente, o jogo será compatível com iPhone e iPad.

Fonte: Technanet

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/17/servicos-clinicos-comecam-a-avancar-em-farmacias-independentes-e-associativistas/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })