Notícias do setor farmacêutico

Incerteza sobre de pacientes de Covid-19 recuperados atrapalha planos de flexibilização do isolamento

81

A expectativa de reabertura da economia com governos presumindo que pacientes considerados recuperados da Covid-19 estarão imunes a novas infecções é temerária, pelo menos com o que se conhece até agora da doença.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

As dúvidas que imunologistas ainda têm sobre a doença põem em xeque esperanças de “imunidade de rebanho” (uma parcela de pessoas imunes em quantidade suficiente para barrar epidemias numa população) e proposta de “passaporte de imunidade” (liberação de pessoas com teste de anticorpos positivo para contato com outras).

O governo federal do Brasil e de outros países têm divulgado suas estatísticas de pacientes recuperados como um dado positivo no enfrentamento da doença. Mas há dúvidas ainda sobre quanto as fileiras de pessoas previamente infectadas ajudarão a barrar a continuação da pandemia, sobretudo no longo prazo.

— Pelo comportamento que a gente conhece de outros coronavírus, como os de resfriado, e outros vírus respiratórios, é de se esperar que a gente não vai adquirir uma imunidade definitiva, como no caso de sarampo, rubéola ou caxumba — afirma Nancy Bellei, professora de infectologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que faz a ressalva: — Mas quero crer que, se eu tiver coronavírus agora, não vou ter o mesmo coronavírus de novo daqui dois ou três meses.

Todo o conhecimento sobre o Sars-CoV-2 é muito recente, ela diz, e pode frustrar mesmo essa expectativa no futuro.

Um estudo recente levantou o sinal preocupante de que a imunidade pode não ser duradoura, sobretudo no caso de infectados que não tenham manifestado sintomas. Cientistas de Guangdong, na China, acompanharam 36 pessoas que contraíram o vírus, e, após três meses, a contagem de anticorpos — moléculas do sistema imune que reconhecem e atacam o patógeno — sofreram diminuição significativa.

Fonte: Yahoo Brasil

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/25/seis-tendencias-fundamentais-para-sobrevivencia-do-varejo-farmaceutico-segundo-a-deloitte/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })