Notícias do setor farmacêutico

Farmácia Vale Verde contra a violência doméstica

31

A Rede de Farmácias Vale Verde aderiu à campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que tem como objetivo auxiliar as mulheres a denunciar as agressões sofridas em casa, que tiveram um aumento significativo durante o período de quarentena provocada pelo Coronavírus.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em março e abril, o índice de feminicídios avançou 22,2%, enquanto as chamadas para o número 180 – que recebe denúncias de violência contra a mulher – tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), revelam que só em abril as denúncias de violência contra a mulher cresceram 40% em relação ao mesmo mês de 2019.

Para fazer a denúncia, ao ir até a farmácia, a vítima deve mostrar um “X” desenhado na mão ao farmacêutico ou ao atendente. Essa é a senha para que os profissionais acionem a polícia e garantam o acolhimento da cliente. Os funcionários, porém, não serão conduzidos à delegacia nem chamados a testemunhar.

“A campanha Sinal Vermelho tem como objetivo fortalecer o cuidado e que as farmácias se tornem apoio da mulher que precisa de proteção, já que é um dos poucos locais no qual ela ainda consegue ter certo acesso. Ao ir à farmácia, acompanhada ou não, ela pode sinalizar um “X” na palma da mão e mostrar ao atendente ou farmacêutico, e dessa forma daremos início ao acolhimento”, explica Bárbara Meneghetti, analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rede de Farmácias Vale Verde.

“Os colaboradores foram instruídos a agirem com cautela, sem demonstrar agitação e os próximos passos, caso o companheiro esteja junto. A mulher será encaminhada para uma sala privada e irá aguardar para algum procedimento, enquanto nós ligamos para o 190 e aguardamos a Polícia. Se não puder esperar, vamos solicitar um breve cadastro que nos dará informações de contato e endereço para ser repassado posteriormente na ligação.”

Adesão da Abrafarma

A campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” conta com a adesão da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Ao todo, são mais de 6 mil farmácias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal que estão envolvidas na ação.

“Estamos participando em solidariedade e como uma forma de nos posicionar contra a violência doméstica. A campanha teve início no dia 10 de junho de 2020 e até o momento não tivemos ocorrência em nossas lojas. Divulgamos em nossas mídias sociais e queremos que pessoas que se encontram nessa situação delicada saibam que podem contar conosco”, conclui Bárbara Meneghetti, da Rede de Farmácias Vale Verde.

Fonte: Paranashop

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/29/seis-tendencias-sobre-o-mercado-de-otc-durante-e-pos-pandemia/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })