Notícias do setor farmacêutico

Sente comichão no ânus? Quatro causas possíveis

21

Sente comichão no ânus? Quatro causas possíveis

Comichão pode ocorrer dentro do ânus ou da pele perianal (que circunda a abertura anal), e essas áreas podem ser afetadas por uma série de problemas diferentes”, esclarece a gastroenterologista Samantha Nazareth em declarações à revista norte-americana Women’s Health.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Eis algumas razões que explicam o que poderá ser esse incómodo.

1. Não se está a limpar corretamente

Nazareth questiona sempre os seus pacientes acerca dos seus hábitos de higiene na casa-de-banho. É agressivo? Não se sente limpo a menos que use toalhitas? “Muitos de nós limpamo-nos com papel higiénico e depois utilizamos ainda toalhitas”, conta. Essas práticas são propícias a causar irritação.

Por outro lado, pode não estar limpando o suficiente. “Restos de fezes na área anal, juntamente com a humidade extra, também são uma receita para irritação”, acrescenta.

2. Sofre de hemorroidas

Hemorróidas são vasos sanguíneos inchados e inflamados ao redor do ânus ou no reto inferior, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK). Normalmente, as externas – aquelas que se formam sob a pele e ao redor do ânus – são a causa da comichão, versus as hemorroidas internas, que se formam no revestimento do ânus e do reto inferior.

obstipação é muitas vezes a causa das hemorroidas. “Contudo, nem todo as pessoas que têm hemorroidas sentem comichão”, aponta especialista. Nazareth aconselha comer alimentos ricos em fibra que favoreçam o bom funcionamento do intestino.

3. Pode ter lombrigas

As lombrigas são pequenos parasitas que podem viver no seu cólon e reto, de acordo com a U.S. National Library of Medicine (NLM). Estes organismos espalham-se pela via fecal-oral direta ou indiretamente, através de roupa contaminada, roupa de cama, comida, etc.

Trata-se de um tipo de infeção mais comum em crianças e muitas pessoas infetadas não apresentam sintomas. Se tiver sintomas, são mais comummente comichão anal (ou vaginal) intensa que pode interferir no dia a dia. Para ser diagnosticado “deve ser examinado por um médico através de uma amostra de fezes”, diz a médica. Quanto ao tratamento, infeções leves podem desaparecer por conta própria, mas às vezes é necessário tomar medicação, de acordo com o NLM.

4. Infeção por fungos

“Acontece com maior frequência quando o tempo está muito quente e húmido”, explica Nazareth. Isso porque permite que um fungo chamado candida (o nome científico da levedura) cresça mais rapidamente do que o normal, segundo o NLM. Acrescente por exemplo a prática de desporto à mistura e está criado um ambiente extremamente propicio para o aparecimento de uma infeção por fungos. Como tal deve despir assim que possa o vestuário transpirado e tomar banho após o treino. Se já tem uma infeção por fungos que lhe está a causar comichão no ânus, Nazareth sugere que opte por aplicar uma pomada antifúngica ou usar roupas folgadas em casa. “Idealmente, não use roupa interior e escolha calças largas para deixar as coisas ‘saírem naturalmente’”.

Fonte: Lifestyle

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/01/grupo-tapajos-aposta-no-digital-para-manter-faturamento-acima-de-r-1-bilhao/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })