Notícias do setor farmacêutico

Grupo Tapajós aposta no digital para faturar R$ 1,1 bilhão

1.566

Grupo Tapajós aposta no digital para manter faturamento acima de R$ 1 bilhão

Líder do varejo farmacêutico na Região Norte, o Grupo Tapajós aposta na transformação digital como alavanca para manter o crescimento e chegar a R$ 1,1 bilhão de faturamento em 2020. Do investimento de R$ 15 milhões neste ano, 40% será destinado às parcerias com plataformas de vendas online, enquanto o restante será alocado para reformas e novas lojas.

Por meio das redes Drogaria Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma, a companhia mantém 125 lojas nas cidades de Manaus (AM), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). É o 14º maior grupo do varejo farmacêutico nacional, segundo a Abrafarma, e ainda conta com quatro centros de distribuição nessas capitais.

Grupo Tapajós aposta no digital para manter faturamento acima de R$ 1 bilhão Como parte do processo contínuo de reestruturação do grupo, a Tapajós agrupou em uma só diretoria as áreas de vendas, marketing e consumer experience, sob o comando de Fernando Ferreira (foto), recém-contratado. O executivo acumula 18 anos de experiência e, nos últimos seis, dedicou-se a projetos de consultoria de gestão comercial do canal farma.

“A inclinação do consumidor para os canais digitais já era uma realidade, mas a Covid-19 acelerou esse processo e estimulou o Grupo Tapajós a caminhar na mesma velocidade. O sistema de televendas, que cresceu 150% desde o início da pandemia, é um bom reflexo desse cenário”, observa Ferreira.

Parceria com players do varejo

O CEO Wili Garcez vem encabeçando negociações com players do varejo online para ingressar com força no comércio eletrônico. O mais recente acordo foi firmado com o Rappi, com mais de 2 mil produtos disponíveis para comercialização. Outra nova parceira é a Consulta Remédios, cujo marketplace viabiliza a compra em uma das 45 lojas da bandeira Santo Remédio e a entrega expressa em até três horas na cidade de Manaus (AM).

Também está em fase de implementação uma plataforma exclusiva de ­e-commerce, elaborada pela multinacional de tecnologia VTEX. “Além disso, devemos adotar um sistema de gestão de pedidos eletrônicos nas vendas por atacado”, antecipa. Até o fim do ano, a expectativa é movimentar R$ 5 milhões por mês em todos os canais digitais, no atacado e no varejo, representando mais de 5% do volume de negócios.

Novo padrão para a loja física

A transformação passa também pelo papel da loja física. A Drogaria Santo Remédio acaba de reformar e reestruturar três lojas inseridas nos shopping centers mais conceituados de Manaus. As unidades foram adaptadas para o conceito luxo, com espaços customizados para aprimorar a jornada de compra. Além da farmácia fora do balcão, os clientes encontram produtos especiais das linhas de skin care, fitness, ambiente sonorizado e um camarim para degustação de maquiagem. Há ainda áreas dedicadas a serviços clínicos de aferição de pressão arterial, medição da glicose capilar e aplicação de injetáveis.

“O consumidor abraçará cada vez mais os meios digitais para sua maior conveniência. Mas ao mesmo tempo, ele espera que o ponto de venda se torne um ambiente de experiência excepcional, que não se limite a uma simples farmácia”, conclui Wili Garcez.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/30/dependencia-externa-preocupa-industria-farmaceutica/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })