Notícias do setor farmacêutico

Brasil é terreno fértil para testes de vacinas

61

Pesquisadores desenvolvem, em todo o mundo, 160 estudos de vacinas contra o coronavírus. Por enquanto, 21 estão na etapa de testes em humanos – e dois deles, listados entre os mais promissores, são realizados no Brasil.

A primeira a desembarcar no país foi a vacina produzida pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, considerada a mais adiantada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde 23 de junho, doses estão sendo administradas em 5 mil voluntários brasileiros, em acordo liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Depois, o Brasil entrou na rota da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. A vacina desenvolvida pela empresa, chamada de CoronaVac, começará a ser aplicada em 9 mil participantes do país a partir de 20 de julho, em um estudo coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo (leia mais ao lado). Entre os 12 centros de pesquisa que integram o ensaio clínico, está o Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre.

Mas por que duas das mais prósperas vacinas tiveram seus testes da terceira fase, a última antes da distribuição da substância, se comprovada sua eficácia, direcionadas para o Brasil? O principal motivo, segundo especialistas, está no descontrole da pandemia no país.

Nesse momento dos dois ensaios clínicos conduzidos no Brasil, pesquisadores trabalham com milhares de pessoas, divididas em dois grupos, para atestar o resultado da substância no organismo. Nas duas etapas anteriores, realizadas em quantidade menor de participantes, demonstraram serem eficientes e seguras.

Fonte: Jornal Zero Hora – Rio Grande do Sul

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/10/para-derrotar-a-covid-19-e-preciso-uma-vacina-70-eficaz-e-que-seja-aplicada-em-70-das-pessoas/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })