Notícias do setor farmacêutico

Especialista em rastreabilidade amplia projetos no Brasil

3.233

Especialista em rastreabilidade de medicamentos, rfxcel amplia projetos no Brasil

Uma das líderes globais em gerenciamento de supply chain, a rfxcel escolheu o Brasil, onde atua desde 2018, como uma de suas plataformas de expansão global.

A Hypera Pharma, inclusive, assinou um contrato de cinco anos com a empresa para adaptar os processos internos ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que regerá o modelo de rastreabilidade, cujo processo de adequação deverá ter início até dezembro de 2020.

Fundada em 2003 no estado da Califórnia (EUA), a empresa se baseia na tecnologia em nuvem para reduzir ineficiências na cadeia de suprimentos de indústrias e atacadistas, vinculadas a setores como farmacêutico, alimentos & bebidas e bens de consumo. Acumula mais de 1 mil implementações de soluções do gênero, realizadas para mais de 200 clientes nas Américas, Europa e Ásia. Em 2017, atraiu aportes de venture capital da ordem de US$ 30 milhões, o que estimulou seu projeto de expansão geográfica.

Especialista em rastreabilidade de medicamentos, rfxcel amplia projetos no Brasil“Nossas soluções contribuem para integrar todos os parceiros comerciais da cadeia de suprimentos – fabricantes, atacadistas, distribuidores e dispensadores. E graças ao uso intensivo da computação em nuvem, conseguimos ganhar espaço em novos mercados sem a necessidade de contar com uma base física em cada país”, comenta Vinicius Bagnarolli, diretor de operações na América Latina.

Players do canal farma como a Walgreens estão entre os clientes da rfxcel. Na rede de farmácias norte-americana, mais de 1 milhão de dados sobre movimentação de clientes e estoque são processados diariamente para mais de 10 mil lojas.

 

Como funciona?

À medida que as matérias-primas e os bens são transportados de um lugar para outro, a rfxcel utiliza o sua plataforma de integração e serialização (rTS) para acompanhar esse processo online e de ponta a ponta. A solução da rfxcel oferece ainda uma segunda camada (rfxcel Integrated Monitoring – RIM) que pode ser utilizada em conjunto com a serialização para um monitoramento ambiental – da saída da planta até o local de entrega. Cada item recebe um número serial identificador único, que é digitalizado ao longo da rota. “Isso contribui para diminuir riscos de falsificações e problemas com falta de estoque e ruptura”, observa Bagnarolli.

A rfxcel atua no rastreamento de produtos acabados do fabricante até os centros de distribuição ou da matéria-prima da origem até o fabricante. Possui a ISO 9001:2015, que trata sobre um sistema de gerenciamento de qualidade em nível internacional. “Nossa solução online pode identificar se o produto encomendado foi impactado por alguma limitação imposta por exportadores como a China ou outro problema de abastecimento em escala global”, exemplifica.

Especialista em rastreabilidade de medicamentos, rfxcel amplia projetos no Brasil

Rastreabilidade no Brasil

Para Bagnarolli, a cadeia produtiva do mercado farmacêutico só tem a ganhar com o modelo de rastreabilidade, que aguarda a regulamentação definitiva por parte da Anvisa. “Os fabricantes passam a ter elementos para selecionar seus fornecedores de maneira mais assertiva. E, ao adotarem padrões de controle e serialização aplicados globalmente, as indústrias ampliam as possibilidades de internacionalização dos negócios”, comenta.

O processo, inclusive, proporciona mais confiança por parte dos consumidores. “Se o cliente for a uma farmácia, saberá que o medicamento de que precisa é, de fato, genuíno”, ressalta.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/16/as-10-industrias-campeas-de-vendas-de-otc-no-varejo-farmaceutico-em-junho/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })