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Magnésio: as versões de Cloreto de Magnésio e Magnésio Dimalato

Qual a diferença entre os tipos de suplementos de magnésio?

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Apesar de muitas vezes passar batido pelo cardápio da maioria das pessoas, o magnésio é uma peça-chave para o funcionamento de mais de 300 processos que ocorrem no organismo. Ele pode ser encontrado em oleaginosas, espinafre, cereais integrais, leguminosas e folhas verdes.

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Um dos seus principais papéis é regular a contração dos músculos, ajudando a manter inclusive o coração no compasso. Além disso, o magnésio relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de hipertensão, e auxilia na recuperação do corpo após a realização de exercícios físicos, ajudando também na redução da ocorrência de dores e cãibras.

Esses benefícios só são possíveis porque ele participa do transporte de potássio através das membranas celulares. Da mesma forma, dá uma “carona” para o cálcio e ajuda a formar a ATP: molécula que armazena a energia básica do organismo.

Estudos provaram eficácia do magnésio

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Para entender melhor sobre os efeitos do magnésio no organismo, diversos estudos científicos já foram realizados. Um dos principais foi publicado na revista científica BioMed Central Medicine e relaciona o aumento do consumo do mineral com a redução da possibilidade de encarar diversos problemas de saúde.

A análise envolveu dados de mais de 1 milhão de pessoas e foi liderada por pesquisadores de universidades da China. Os resultados apontam que, com a maior presença desse mineral na alimentação, as pessoas correm menor risco de encarar derrames, insuficiência cardíaca, diabete tipo 2 e morte precoce.

Outra pesquisa, feita pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, indicou que a ingestão de mais de 265 miligramas de magnésio por dia exerce um papel fundamental na manutenção da saúde óssea. O estudo concluiu que o mineral atua fortemente para evitar a deficiência de vitamina D, importante para o esqueleto. Aliás, a maior parte do magnésio do corpo humano está armazenada justamente nos ossos.

Aliado das mulheres

Para a ala feminina, o magnésio pode ser ainda mais benéfico. O efeito relaxante do mineral impacta no útero, ajudando a atenuar efeitos da TPM (tensão pré-menstrual), como as temidas cólicas desse período.

Cloreto de Magnésio

Uma das formas de obter magnésio é por meio da suplementação do cloreto de magnésio. Ao ser combinado com o Cloro, o magnésio é melhor assimilado pelo organismo e mais facilmente absorvido.

É indicado para pessoas saudáveis no intuito de adequar ou suprir o consumo de magnésio da dieta, que possa estar deficiente, e também para pessoas enfermas, cuja patologia facilite a excreção de magnésio ou dificulte sua absorção.

Lembrando que grávidas, lactentes, pessoas em uso de medicamentos e pessoas com distúrbio ou doença renal só devem consumir este produto sob orientação médica ou de um profissional nutricionista.

Magnésio Dimalato

Aqui há o Magnésio já combinado com o ácido málico (ácido orgânico formado em ciclos metabólicos nas células de plantas, animais e seres humanos).

Segundo a nutricionista Rozana Schmitt, da indústria de suplementos NatusVita: “O Magnésio Dimalato passa pelo processo de quelação, ou seja, o mineral é ligado com aminoácido, acredita-se que este tipo de suplemento possui uma maior biodisponibilidade para o organismo, isso quer dizer que o Magnésio é melhor absorvido pelo corpo.”

Por ser empregado em casos de fibromialgia (síndrome crônica caracterizada pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas) e cansaço crônico, já que ele ajuda a minimizar os efeitos dessas condições no organismo, o ácido málico é um aliado e tanto do magnésio para melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Fonte: Terra

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/05/walgreens-inicia-venda-de-oculos-o-que-falta-para-farmacias-do-brasil-fazerem-o-mesmo/

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