Notícias do setor farmacêutico

Quer virar vegetariano? Veja vantagens e desvantagens do regime alimentar

36

Por ser rica em fibras, grãos, frutas e legumes, a alimentação vegetariana traz vantagens para seus adeptos. Além do propósito geral de reduzir a poluição ambiental, ela ajuda no controle do peso, favorece o trânsito intestinal e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

No entanto, assim como qualquer outro regime alimentar, quando a alimentação não é balanceada ou muito restritiva, pode haver desvantagens. No caso dos regimes desta natureza, há um aumento do risco de desenvolver anemia, osteoporose e de apresentar prisão de ventre.

O ideal é que os adeptos de dietas vegetarianas sejam acompanhadas por um médico e por um nutricionista, que avaliarão a necessidade de usar suplementos alimentares de ferro, cálcio e vitamina B12. É comum que os vegetarianos tenham que consumir vitamina B12, pois ela não é encontrada em alimentos de origem vegetal.

Veja vantagens e desvantagens dos principais tipos de dieta vegetariana

Ovolactovegetariana
Neste tipo de dieta, são excluídos da alimentação todo os tipos de carne, peixes e mariscos. No entanto, ovos, leite e seus derivados são permitidos, aumentando a variedade dos alimentos.

Vantagens: diminuição do consumo de colesterol; diminuição do impacto ambiental e da poluição; aumento do consumo de antioxidantes.
Desvantagens: restrição da alimentação e diminuição do consumo de ferro de alta qualidade.

Este é o tipo de vegetarianismo mais fácil de se seguir, pois permite consumir preparações que incluem leite e ovos nas receitas.

Vegetarianismo estrito
Além de carne, peixes e mariscos, neste tipo de alimentação não são permitidos alimentos que tenham origem animal, como mel, ovos, leite e seus derivados.

Vantagens: eliminação do consumo de colesterol da dieta; combate à exploração de animais para a produção de alimentos.
Desvantagens: perda do leite como fonte de cálcio na alimentação; perda de fontes de vitaminas do complexo B e perda de fontes de proteínas de alta qualidade.

Neste tipo de vegetarianismo, o leite de vaca é substituído por leites vegetais, como o de soja e o de amêndoas. O ovo é substituído por fontes de proteína vegetal, como soja, lentilha e feijão.

Fonte: Metrópoles

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/28/coty-planeja-se-desfazer-de-fabricas-e-operacoes-para-reverter-endividamento/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })