Notícias do setor farmacêutico

Foco na fórmula do skincare: os produtos dermocosméticos manipulados podem ser mais eficientes e vantajosos que os industrializados

72

A prática do skincare (cuidados com a pele) já vinha crescendo significativamente nos últimos anos e se intensificou durante o período de isolamento social com uma busca maior por saúde e bem- estar.

Um relatório da Mckinsey & Company concluiu que, apenas entre março e maio deste ano, as categorias de banho, cabelo e pele cresceram mais de 300% num dos maiores e-commerce da Europa. No Brasil, as vendas do setor de produtos de beleza e cuidados pessoais alcançaram R$ 109,7 bilhões em 2018, de acordo com dados da Euromonitor International.

Mas, a rotina completa exige tempo e também dinheiro. Isso porque são vários os produtos must-have no skincare e os valores podem ser um pouco salgados. Entre os diversos itens, os mais comuns são: gel de limpeza, tônico, hidratantes, água micelar, vitamina C, entre outros itens que podem desestimular a adoção da prática diária por conta da quantidade de produtos.

“O diferencial dos manipulados é que eles podem conter vários ativos no mesmo produto, com concentrações mais altas do que os industrializados, potencializando o resultado e facilitando a aplicação. Além disso, ele permite personalizar o veículo para os diferentes tipos de pele. O que torna a rotina de skin care mais prática, eficaz e sustentável”, conta a Dra. Simone Stringhini – que lidera a Clínica Stringhini | Dermatologia Avançada, no Rio de Janeiro, há 20 anos.

Ainda pouco difundidos, os produtos manipulados são aqueles em que o dermatologista prescreve a fórmula, de acordo com as necessidades específicas do paciente, determinando quais os ativos e a quantidade necessária que deverá compor o produto. Dessa maneira, consegue colocar mais ativos em maiores concentrações, entregando um melhor resultado.

O que acontece com os produtos fabricados pela indústria é que eles são desenvolvidos com o objetivo de se adequar aos mais variados tipos de pele e evitar reações alérgicas, por isso eles têm uma baixa concentração de ácidos e outros ativos. Nos produtos manipulados, como são feito sob demanda, a dosagem já leva em consideração as especificidades do paciente e permite maior concentração de ativos, o que pode acabar saindo mais barato e eficaz do que comprar vários produtos de marcas consolidadas na indústria.

“Uma rotina correta de skincare deve abranger vários ativos e, se for utilizar os industrializados, isso significa muitos produtos. Com os manipulados, nós médicos conseguimos juntar tudo o que é recomendado para aquele paciente, com o objetivo principal de cuidar da saúde da pele”, alerta a dermatologista.

A Dra. Simone diz que ainda existem muitos mitos sobre a eficácia milagrosa de certas práticas e produtos. Para ela, o essencial é uma boa hidratação, com ativos que consigam nutrir a pele. Resultados mais acentuados como redução da flacidez e do envelhecimento precoce são alcançados apenas com procedimentos médicos, que devem ser discutidos com o dermatologista previamente.

Fonte: 2A+ Cosmética

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/01/04/ferias-dermatologista-das-estrelas-da-dicas-de-cuidados-com-a-pele/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })