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Com fórmula cearense, a Wu Cosmetic Care é pioneira no mercado da beleza

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Até meados dos anos de 1990, a produção de cosméticos, com poucas exceções, era privilégio de apenas algumas grandes empresas nacionais e estrangeiras. O cenário menos competitivo, muitas vezes, dificultava que produtos de beleza com alto padrão de qualidade tivessem preços mais acessíveis. Hoje, no entanto, a situação é diferente. Isso porque os empreendedores, aqueles que sempre estão um passo à frente, começaram a perceber que era possível, sim, promover beleza e bem-estar para um público cada vez maior.

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Foi a partir dessa ideia que nasceu, em 1997, a Wu Cosmetic Care. Fundada pelo engenheiro químico colombiano Pablo Neira, que já naquele período possuía uma vasta experiência na formulação de cosméticos, a marca buscou, desde o início, atender os mais diversos conceitos de beleza e estética para satisfazer os consumidores mais exigentes, sempre com aquele diferencial que todo mundo adora: qualidade e preço justo.

A escolha por criar uma empresa de cosméticos no Estado veio por uma questão afetiva, visto que Neira é casado com uma cearense e é verdadeiramente apaixonado pela Terra da Luz. Também porque o próprio percebeu que havia uma necessidade de tratar cabelos e peles em uma região que apresenta condições ambientais adversas, além da existência de um público sedento por produtos com qualidade superior e bom custo/benefício. “Vimos, aqui, uma grande viabilidade para o negócio. Apesar de os canais de comercialização já terem passado por diversas mudanças, a realidade do consumo de cosméticos só cresceu no Ceará e no Brasil, o que sempre nos manteve e mantém muito convictos do potencial do mercado da região”, destaca Pablo Neira.

Muitos desafios, no entanto, foram enfrentados até que os consumidores dessem chance aos produtos locais. Nada que o tempo e muito trabalho não se encarregassem de resolver. Aos poucos, os clientes foram conhecendo a marca e, principalmente, indicando para outras pessoas. “Acabou que aconteceu uma mágica reação em cadeia. Os usuários, satisfeitos, foram propagando suas experiências com os produtos, criando, assim, o nosso mais valioso patrimônio: um ciclo virtuoso de consumidores, propagadores e amantes da Wu”, explica Vicente Sanford Neira, Diretor de Operações da Wu.

Beleza e confiança

Um dos diferenciais da Wu, para além da qualidade, é que a beleza está sempre associada à saúde e autoestima. Para a empresa, sentir-se bonito é um exercício constante, diário e que vem de dentro para fora. E essa ideia se reflete, inclusive, na própria arquitetura da fábrica da Wu, localizada no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, que é inspirada na filosofia oriental, uma das verdadeiras paixões de Pablo Neira.

“A beleza tem uma relação muito íntima com a saúde mental. Sentir-se belo, capaz e confiante são parte do que compõe uma autoestima elevada. Nosso propósito é, com nossos produtos, levar mais beleza às pessoas, atendendo todos os padrões, e contribuir para elevação dessa autoestima, harmonizando corpo e mente”, reforça a Diretora Administrativa da Wu, Maria Sanford, que dá o toque feminino à gestão.

E é justamente com a ideia de que beleza, estética e saúde estão diretamente relacionadas à harmonia entre corpo e mente que a marca cria seus perfumes, xampus, condicionadores, máscaras, hidratantes, sabonetes, dentre outros produtos, feitos à base de insumos naturais. Em completa sintonia com o meio-ambiente, a Wu lançou no mercado a Botanic Care, linha 100% vegana, armazenada em frasco biodegradável, rica em extratos vegetais naturais de jaborandi, quinoa, aloe vera e ginkgo biloba.

Já em 2017, o negócio agregou a nanotecnologia às suas fórmulas, com o objetivo de alcançar resultados cada vez melhores e imediatos. “Estes são apenas alguns diferenciais que respondem pelo sucesso da Wu no Brasil e no exterior, uma vez que também estamos nos mercados do Caribe, Cabo Verde e África do Sul”, pontua Vicente Sanford Neira.

Os produtos da Wu são comercializados de diferentes formas a depender do público e da linha de produtos, a exemplo da parceria com distribuidores autorizados de produtos profissionais, que atendem diretamente salões de beleza, além da presença de linhas específicas para consumidor final nas prateleiras das principais farmácias e supermercados. A marca, que gera mais de 40 empregos diretos, também conta com o Núcleo de Beleza CCT (Centro Comercial e Técnico), localizada Fortaleza, para treinamentos técnicos, comerciais e profissionais dos seus distribuidores e clientes.

Orgulho de ser cearense

Como o próprio Vicente costuma afirmar, a pandemia do novo Coronavírus “permitiu que todas as leis de sobrevivência de uma indústria fossem desafiadas”. Sem previsão de retorno das atividades e sem programação para produzir, a Wu começou a refletir sobre o que poderia ser feito neste período tão desafiador. Com expertise, conhecimento técnico e pessoal capacitado, iniciou-se a produção de uma linha de produtos antissépticos e higienizadores, que amenizaram os fortes impactos no caixa.

Para superar este momento, no entanto, Maria Sanford destaca ainda outro – e importante – fator de transformação: a união dos cearenses. Para a Diretora da Wu, as vantagens socioeconômicas proporcionadas pelo consumo local contribuem para a geração de renda e riqueza, estimula a manutenção e a sobrevivência dos pequenos negócios, garantindo, assim, emprego e renda para a nossa população. E mais: o dinheiro que circula no Ceará gera benefícios para todos nós, cearenses de nascimento e de coração.

“Já sofremos muito com o preconceito Brasil afora por sermos cearenses e nordestinos. Precisamos iniciar a mudança de nossas crenças em casa, dentro de nós, para, então, contagiarmos o mundo. Não existe uma forma mais poderosa de gerar respeito e valor para nosso Estado do que valorizá-lo e confiar nele. E como fazemos isso? Valorizando os cearenses e o que é Made In Cear, diz Pablo, nordestino de coração, com motivação e otimismo.

Fonte: G1

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/09/15/montafarma-cria-modelo-de-farmacia-digital-para-melhor-experiencia-de-compra-no-pdv/

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