Notícias do setor farmacêutico

Cloroquina de sobra: dos 36 mil comprimidos enviados a Blumenau, apenas 44 foram retirados

Se busca continuar neste ritmo, quase 97% do medicamento será desperdiçado

76

cloroquinaDos 36 mil comprimidos de cloroquina enviados à Blumenau, apenas 44 foram utilizados pela população. Eles foram retirados nos Ambulatórios Gerais (AGs) por três pacientes, dois deles por conta da Covid-19.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Um deles não tomou o medicamento por conta do coronavírus, mas a cloroquina é recomendada para casos como artrite reumatoide, lúpus e malária. Os comprimidos chegaram no dia 21 de agosto e os dados foram contabilizados até sábado, 12 de setembro.

Com validade até maio de 2022, o medicamento pode ser retirado no Ambulatório da Vila Germânica e em todos os sete AGs do município. Pacientes que tiverem receitas de médicos particulares ou convênio também podem retirar os comprimidos.

Se a retirada continuasse nessa velocidade, menos de 1,2 mil comprimidos seriam utilizados até a data de vencimento. Isso representa pouco mais de 3% do pedido feito pela Prefeitura de Blumenau em julho. Mais de 34,8 comprimidos poderiam ser desperdiçados.

“A dispensação dos comprimidos de cloroquina vai depender dos profissionais médicos da rede pública e privada receitarem a medicação a seus pacientes. Lembrando que a Semus também poderá usar o medicamento enviado pelo Governo Federal para o tratamento de outras situações”, comenta o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Protocolo para retirar medicamento

A Prefeitura de Blumenau divulgou regras para a prescrição e dispensação de Cloroquina 150mg. A Instrução Normativa nº 565/2020 foi publicada pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) em 19 de agosto.

O documento segue as normas do Ministério da Saúde. Cabe ao médico receitar ou não o medicamento para o tratamento da Covid-19. Caso decida pela cloroquina, o profissional deve identificar o serviço de saúde com nome, CNPJ, endereço e telefone e nome do paciente.

A receita deve ser individual, escrita em caligrafia legível, sem rasuras e/ou emendas, conter a data de sua emissão, identificação (nome completo e número do registro no conselho de classe correspondente, impresso, carimbado ou de próprio punho) e assinatura do prescritor.

Os pacientes devem ser explicados sobre como utilizar o medicamento durante o tratamento conforme recomendação do Ministério da Saúde. Além disso, eles precisam assinar um Termo de Ciência e Consentimento, em três vias. Uma via ficará de posse do próprio médico, a segunda do paciente e a terceira da unidade no ato da entrega do medicamento.

O Termo se refere à falta de estudos que comprovem a melhora clínica dos pacientes com Covid-19 com o uso do medicamento. Estudos divulgados por pesquisas realizadas em Blumenau e em outros países foram inconclusivos sobre a cloroquina.

Para retirar o medicamento nas farmácias dos AGs, é necessário apresentar o receituário médico, atendendo os critérios estabelecidos pelo município, um documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência do usuário no município de Blumenau.

Moradores de outras cidades devem ser orientados a retirar o medicamento em seu município de origem.

Na retirada do medicamento, os profissionais também vão orientar os pacientes sobre a forma de uso do medicamento. As duas vias da receita apresentadas pelo paciente serão carimbadas confirmando a entrega do medicamento.

Fonte: O Município Blumenau

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/09/15/montafarma-cria-modelo-de-farmacia-digital-para-melhor-experiencia-de-compra-no-pdv/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })