Notícias do setor farmacêutico

Posso barbear o rosto mesmo com pelos encravados?

10

Se você sofre com pelos encravados na barba, sabe quão incômodo isso pode ser. Esse problema deixa a pele sensibilizada e pode causar inflamações, inchaço e vermelhidão se tratados da maneira incorreta. Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a situação. Para te ajudar a garantir o seu visual, conversamos com a dermatologista Bárbara Carneiro. Confira!

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

QUALQUER TIPO DE PELE PODE SOFRER COM OS PELOS ENCRAVADOS

Não existe um tipo de pele mais propício ao aparecimento dos pelos encravados na barba, mas eles podem ser mais comuns para quem tem fios de barba cacheados. O problema surge quando o fio se dobra e cresce de volta em direção ao corpo, penetrando na pele. “Por conta do formato curvo, a tendência é que eles voltem para dentro da pele, ao invés de continuarem crescendo para fora. Uma vez que se inclina para trás, a ponta dos fios simplesmente perfura a pele e continua a crescer sob ela”, explica Dra. Bárbara Carneiro.

Também pode ocorrer do pelo não chegar a sair do corpo por conta de alguma obstrução no poro ou por outros motivos. “Isso pode ser causado por poros obstruídos, crescimento irregular, células mortas na pele, Infecção bacteriana ou fúngica, maneira errada de se barbear”, aponta dra. Carneiro.

O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR OS PELOS ENCRAVADOS?

A melhor maneira de evitar o problema é mantendo a pele limpa. Assim, você evita que os poros entupam e façam os pelos crescerem de volta em direção ao seu rosto. Mas não pense que apenas água e sabão irão adiantar, é preciso fazer uma higienização mais profunda, com a esfoliação. Essa técnica ajuda a remover células mortas, resíduos, e oleosidade excessiva que podem fechar os pontos de saída dos fios. Apesar de ser muito benéfica, é preciso tomar cuidado com a esfoliação para não exagerar. Em peles muito secas, ela pode causar feridas caso você a repita com frequências muito curtas. Antes de começar, consulte um dermatologista para saber qual produto usar e quantas vezes no mês você pode esfoliar o rosto.

Segundo Dra. Carneiro, também há alguns cuidados a serem feitos na hora de barbear que podem diminuir a possibilidade da barba encravar durante o crescimento. “Lavar o rosto com água morna e sabão antes de começar a se barbear, utilizar uma lâmina nova e bem afiada, passá-la respeitando o sentido de crescimento dos pelos, fazer movimentos curtos, e não esticar a pele durante a raspagem, ajudam a evitar os fios encravados, evitar passar a lâmina duas vezes no mesmo local”, aponta a médica.

POSSO ME BARBEAR MESMO COM PELOS ENCRAVADOS?

De acordo com a dermatologista Bárbara Carneiro, não é recomendado fazer a barba com pelos encravados. No entanto, existem produtos específicos para o barbear de peles sensibilizadas, que suavizam o impacto da lâmina na pele, caso você precise fazer a barba enquanto está com um pelo encravado. Caso esse seja um problema recorrente, procure um dermatologista para mais informações.

Fonte: Preparado pra valer

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/09/15/montafarma-cria-modelo-de-farmacia-digital-para-melhor-experiencia-de-compra-no-pdv/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })