Notícias do setor farmacêutico

Weleda antecipa-se à nova legislação de logística reversa de medicamentos

68

O totem estará disposto para uso dos consumidores em sua farmácia de Santo Amaro, em São Paulo, como piloto para futura expansão para sua rede de franquias e parceiras comerciais

O descarte incorreto de resíduos de medicamentos é uma questão grave enfrentada pelo mundo hoje. O Brasil é o sexto país – caminhando a passos largos para a quinta posição – com maior volume de vendas de medicamentos e, segundo dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, estima-se que por ano o país acumula um total entre 4,1 mil e 13,8 mil toneladas de resíduos domiciliares. Além dessa grande circulação, a maior parte da população não se desfaz dos produtos adequadamente – cerca de 20% é descartado em vasos sanitários, pias ou lixos domésticos. E isso desencadeia um grande problema ambiental: cada quilo descartado de forma incorreta, pode contaminar até 450 mil litros de água.

Por essa razão, em junho deste ano foi publicado o Decreto Presidencial nº 10.388 que regulamenta o sistema de logística reversa no país, colocando a responsabilidade nas empresas pelo direcionamento do descarte correto de medicamentos a partir de 2021. Com isso, a Weleda, marca suíça de medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais orgânicos, que traz a sustentabilidade como parte fundamental de seu modelo de negócio, decidiu sair na frente e, junto, em parceria, com a First Ambiental, empresa de coleta seletiva logística reversa e descarte responsável, instalou na sua farmácia de Santo Amaro, localizada em São Paulo, uma estação de coleta de embalagens e medicamentos de qualquer laboratório. Apesar de os medicamentos Weleda serem naturais e não poluírem o meio ambiente, eles também são objeto de descarte correto segundo a legislação. A Weleda pretende iniciar seu projeto em uma farmácia modelo, Santo Amaro, e depois ampliar o projeto para suas outras franquias e parceiros comerciais, incluindo as grandes redes de farmácias.

A partir de setembro os consumidores poderão descartar o que está em desuso, vencido ou acabado no totem com coleta seletiva de três tipos: sólidos, líquidos e embalagens. Regularmente a First Ambiental fará a coleta, e destinará os resíduos para reciclagem, coprocessamento ou incineração e destinará o resíduo para o em local correto e seguro. Segundo José Romeu Vichier Filho, CEO da First Ambiental, “já imaginávamos a Weleda como usuária modelo do nosso trabalho, uma vez que compartilhamos dos mesmos valores: Respeito ao Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança (ESG).”

“A iniciativa caminha em linha com o que acreditamos e com os diversos projetos sustentáveis consolidados ao redor do mundo. A logística reversa é primordial. Estamos assumindo como nossa responsabilidade também o descarte correto de tudo aquilo que o setor farmacêutico comercializa para garantir o funcionamento harmônico do meio em que todos nós estamos inseridos”, afirma Maria Claudia Pontes, CEO da Weleda América Latina.

Sobre a Weleda

Pioneira na fabricação de medicamentos antroposóficos e líder mundial no segmento de cosméticos com ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico, a Weleda tem como missão promover a saúde e a beleza natural, estimulando a vitalidade do ser humano para atingir o equilíbrio entre o corpo e a mente. Fundada em 1921, a marca suíça está presente em mais de 50 países e no Brasil desde 1958, com 87 produtos em seu portfólio que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce (www.weleda.com.br).

A Weleda é certificada pelo Natrue, selo independente de origem europeia que valida os cosméticos naturais e orgânicos, e no Brasil, pelo IBD, maior certificadora da América Latina de produtos da mesma origem. Além disso, a marca é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade para fomentar o crescimento sustentável do negócio, com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade.

Fonte: 2A+ Cosmética 

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })