Notícias do setor farmacêutico

Distribuidoras elevam produtividade, mas custo operacional preocupa

119

O Fórum Abradilan Conexão Farma, que acontece em formato virtual até esta quinta-feira, dia 22, trouxe indicadores exclusivos sobre a operação das 56 distribuidoras associadas à Abradilan.

A apresentação dos dados ficou a cargo do consultor Nelson Barrizzelli, da FIA-USP, responsável pela compilação dos números. As informações correspondem ao primeiro semestre de 2020.

Produtividade do setor

O volume de unidades distribuídas por hora entre janeiro e junho deste ano registrou um aumento em torno de 15% na comparação com o mesmo período de 2019, mas 24 das 56 distribuidoras ficaram abaixo desse percentual.

Inadimplência em baixa x peso do custo operacional

O percentual de inadimplência oscila entre apenas 2% e 3% do faturamento total. No entanto, o custo operacional médio, em torno de 15%, liga um sinal de alerta no setor – 29 CNPJs têm percentuais superiores.

Estoque

Os produtos permanecem 80 dias em média em estoque antes de serem comercializados. Porém, 21 empresas estão com índices acima do período médio de vendas.

Prazo de compra e venda

Ao todo, 20 CNPJs compram a prazo menor do que a média, que hoje gira em torno de 75 dias. Já o tempo médio de venda é de 50 dias, embora 25 distribuidoras ofereçam um prazo maior.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.