Notícias do setor farmacêutico

Tipos de fezes: O que o cocô pode dizer sobre sua saúde?

983

As dúvidas são muitas: o que pode ser sangue nas fezes, fezes amareladas, fezes em pedaços esfarrapados, fezes em fita, fezes esverdeadas, fezes com catarro (muco)? Qual tipo de fezes é normal?

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Dar descarga após evacuar é um gesto automático para a maioria das pessoas, assim como é comum sentir nojo do próprio excremento, no entanto, ter o hábito de observar diariamente as fezes pode auxiliar a identificar alterações no sistema digestivo e até doenças.

EVACUAR COM QUAL FREQUENCIA É NORMAL?

A frequência das evacuações varia de acordo com a idade e os hábitos de cada pessoa, o ideal é defecar diariamente, e que haja uma constância, ou seja, se você sempre evacua duas ou três vezes por dia, esse é o seu padrão. Alterações do tipo de fezes, especialmente na frequência devem ser investigadas, assim como longos períodos ou repetições de constipação, o famoso “intestino preso”.

Anote o que fazer para melhorar o funcionamento do intestino e:

– Aumente a quantidade de fibras na alimentação;

– Ingira mais água, mantenha a urina sempre de cor clara;

– Faça trinta minutos de exercícios físicos diariamente;

– Não adie a ida ao banheiro, evacue sempre que sentir vontade.

QUAIS TIPOS DE FEZES SÃO NORMAIS?

post-usuy-janeiro--fezes-quadro (2)

Tipos de fezes e seus significados:

– Fezes tipos 1 e 2 indicam trânsito intestinal lento, tendência à constipação e alimentação pobre em fibras.

– Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal.

– Fezes tipo 5 pode ser sinal de trânsito intestinal acelerado, alimentação rica em carboidratos e gorduras, merecem atenção principalmente se não apresentarem bordas definidas e boiarem.

– Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

FEZES EM FITA E FEZES FINAS

Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes). Marque uma consulta médica para investigar caso perceba o coco fino ou fezes finas e curtas, principalmente se esta mudança é recente e persistente.

FEZES AMARELAS, VERDE OU VERMELHAS

O organismo produz uma substância chamada bilirrubina que dá a coloração marrom nas fezes. Em algumas situações a passagem do bolo fecal no intestino pode estar acelerado e não há tempo para que as fezes humanas concentrem a cor marrom escura. Nesses casos o conteúdo da alimentação pode estar mais evidente, especialmente se houver grande consumo de vegetais verdes escuros ou vermelhos, como beterraba, pode alterar o tipo de cocô e as fezes podem aparecer com a cor alterada.

FEZES COM SANGUE

O organismo produz uma substância chamada bilirrubina que dá a coloração marrom nas fezes. Em algumas situações a passagem do bolo fecal no intestino pode estar acelerado e não há tempo para que as fezes concentrem a cor marrom escura. Nesses casos o conteúdo da alimentação pode estar mais evidente, especialmente se houver grande consumo de vegetais verdes escuros ou vermelhos, como beterraba, as fezes podem aparecer com a cor alterada.

Na maioria das vezes o sangramento vem de veias dilatadas no ânus, chamadas de hemorroidas, mas existem várias outras causas. Esse é um sintoma que sempre deve motivar a marcação de uma consulta com seu médico.

 

 

FEZES COM CATARRO OU MUCO

A presença de muco nas fezes é um sintoma comum da síndrome do intestino irritável, quando o órgão é mais sensível, mas não há risco de doenças graves. Mas também pode significar que há uma inflamação ou infecção no organismo. Alterações desse tipo nas fezes humanas podem significar uma maior quantidade de secreção normal e pode estar presente independente do formato das fezes, desde em coco grosso até em fezes em pedaços esfarrapados. O médico poderá prescrever um tratamento específico ou solicitar exames para investigar melhor.

VERMES NAS FEZES

Na maioria das vezes que as pessoas percebem vermes nas fezes, na verdade são fibras e restos de alimentos mal digeridos. Entretanto as verminoses ou parasitoses intestinais são doenças ainda muito comuns, especialmente em lugares onde há más condições de saneamento básico ou higiene.

Os sintomas podem ser leves e vagos, como desconforto abdominal até intensos como cansaço e falta de ar por causa de anemia em casos mais graves. O ideal é fazer um exame de fezes específico para identificar o parasita e usar o medicamento específico para cada tipo de verme.

FEZES EM PEDAÇOS ESFARRAPADOS OU ESFARELANDO

Quando a quantidade de água está aumentada ou o ritmo do intestino está acelerado, as fezes podem não ter um formato definido e saírem pastosas ou em pedaços. Nestes casos as pessoas percebem as fezes esfareladas, coco mole ou fezes com pedaços de alimentos. Se essa alteração durar pouco tempo, a causa pode ter sido uma infeção ou intoxicação passageira ou os alimentos ingeridos podem influenciar na composição das fezes.

Entretanto se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas e esta alteração persiste, isso ser sinal que precisa de um tratamento. Algumas situações podem se manifestar com esses sintomas: intolerâncias alimentares (comumente à lactose), doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais e até câncer de intestino.

Fonte: Gástrica

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/21/governo-deve-entender-que-remedio-e-investimento-nao-despesa-diz-presidente-do-sindusfarma/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })