Notícias do setor farmacêutico

Caspa e dermatite seborreica: o que é e como evitá-las

227

Você sabe o que é caspa e dermatite seborreica? Talvez, esteja familiarizado com alguns efeitos que os distúrbios causam, como os floquinhos brancos que podem aparecer entre os fios e na roupa. Neste post, o Beleza com Saúde, da ADCOS, vai te ajudar a entender mais sobre o assunto e dar dicas para tratar a caspa e a dermatite seborreica e, assim, conquistar cabelos mais bonitos e saudáveis. Confira as dicas!

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Dermatite Seborreica e caspa são a mesma coisa? Entenda a diferença!

A caspa é, na verdade, o nome popular da descamação característica que ocorre no couro cabeludo, logo, é a dermatite seborreica do couro cabeludo. O problema, que atinge cerca de 40% dos brasileiros, é caracterizado pelos floquinhos brancos que acabam aparecendo no couro cabeludo e caindo ao longo dos fios ou até mesmo nas roupas, trazendo desconforto para quem sofre com o problema.

Geralmente, a dermatite seborreica aparece em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, pois, como são mais oleosas, tornam-se o ambiente perfeito para proliferação do fungo Malassezia sp., um dos responsáveis pelo desenvolvimento da caspa.

A dermatite seborreica é uma doença comum que normalmente atinge o couro cabeludo, pode acometer região central de face, orelhas e também pode acometer o corpo quando extensa. Sua causa não é totalmente conhecida, mas acredita-se que a origem do problema é genética, no entanto, ele pode ser agravado por fatores externos, como o excesso de oleosidade, alergias e o estado emocional.

A dermatite seborreica pode causar vermelhidão e coceira. O quadro surge a partir da predisposição familiar e pode ser agravado por alguns costumes que você tem no seu dia a dia que contribuem, por exemplo, para o aumento da produção de sebo.

O que pode exacerbar a dermatite seborreica no couro cabeludo (caspa)?

A caspa é desenvolvida em quem tem propensão genética e pode surgir por diversos fatores, sendo que nem todos eles são conhecidos. Entre eles estão a quantidade de fungos presentes no couro cabeludo, o estresse e hábitos que tornam os fios oleosos, como banhos muito quentes. Além disso, reações inflamatórias e alterações hormonais também estão entre as causas da caspa.

Procedimentos, como escovas alisadoras, são grandes causadores da caspa, pois causam o aumento de temperatura no couro cabeludo e provocam o aumento da oleosidade da região. No entanto, a caspa não é um problema que incomoda apenas as mulheres e é, inclusive, mais comum nos homens, devido aos hormônios e porque eles costumam usar mais bonés e chapéus, que podem reter umidade e propiciar a exacerbação da descamação.

Como tratar a dermatite seborreica do couro cabeludo (caspa)?

Para tratar a dermatite seborreica é preciso combater os fatores que podem contribuir para causar essa condição. Por isso, as medidas que combatem a oleosidade capilar serão ótimas, não só para deixar os fios saudáveis, mas também para eliminar a caspa. Lave os cabelos no mínimo três vezes por semana, de preferência com água fria ou, no máximo, morna. Você pode alternar o seu shampoo comum com um shampoo anticaspa, de acordo com a sua necessidade.

Uma opção é o Hair Solution Shampoo Bio Ativo, da ADCOS, que combate a caspa e limpa profundamente com ação antisséptica e normalizadora da função sebácea. O produto favorece a eliminação da caspa visivelmente e restaura o equilíbrio fisiológico do couro cabeludo por meio de sua ação purificante, adstringente e antisséptica. Este shampoo anticaspa é indicado para pacientes com dermatite seborreica e pode ser usado no corpo e nos cabelos. Ele não resseca os cabelos, pode ser usado diariamente. Não possui sal, nem parabenos.

Além disso, evite o uso de chapéus, bonés, capacetes ou gorros com os cabelos molhados e, também, de produtos leave-in e pomadas no couro cabeludo. Procure manter uma alimentação saudável, evitando comidas gordurosas e hábitos como beber exageradamente e fumar. Caso você sofra com a dermatite seborreica no rosto, mantenha o costume de lavar o rosto duas vezes ao dia com produtos específicos.

Para completar, descubra o que pode te causar estresse emocional para contornar o problema e consulte um dermatologista, que te indicará a melhor forma de tratar a dermatite seborreica e eliminar a caspa.

Aqui no Beleza com Saúde, da ADCOS, você confere nossas dicas para cuidar dos cabelos e mantê-los sempre lindos e saudáveis!

Máxima eficácia anticaspa

Hair Solution Shampoo Bio Ativo é um dos produtos clássicos da ADCOS com máxima eficácia anticaspa. O produto reduz a oleosidade excessiva e tem uma fórmula exclusiva que não resseca os cabelos. A caspa é, muitas vezes, um problema crônico que alterna períodos de melhora e de agravamento. Para combatê-la, utilize o produto diariamente. Para manter os resultados, intercale com outro shampoo de sua preferência.

Peeling de hortelã para o couro cabeludo

Clean Solution Peeling De Hortelã Iluminador promove esfoliação física com microdermoabrasão e tonificação intensiva. Ele pode ser utilizado na face, no corpo e no couro cabeludo. O produto é um potente esfoliante e renovador celular de alto rendimento, fácil para aplicar e retirar, proporcionando um excelente resultado na textura e tom da pele. Quando utilizado no couro cabeludo, ele auxilia no tratamento para a dermatite seborreica e para eliminar a caspa.

Recupere as defesas do cabelo

Para recuperar as defesas da pele e do cabelo, utilize o Aqua Pro.Bio. Em formato prático de aerossol, o produto é formulado com prebiótico, que renova e fortalece a pele enquanto você usa e pode ser aproveitado como tratamento capilar. Você sabe como os prebióticos atuam? Eles estimulam o crescimento da flora benéfica encontrada naturalmente na pele, reduzindo a flora patogênica, composta pelas bactérias que podem gerar e causar doenças.

Fonte: Adcos

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/21/governo-deve-entender-que-remedio-e-investimento-nao-despesa-diz-presidente-do-sindusfarma/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.