Notícias do setor farmacêutico

Dores de cabeça ao final do dia? Pode ser vista cansada

A presbiopia afeta boa parte da população, mas o tratamento é simples e eficaz

47

Dores de cabeça – O hábito de ler traz uma série de benefícios à saúde: além de melhorar o raciocínio e a capacidade de pensar, quando utilizado para lazer, libera serotonina e traz prazer, aliviando o estresse. E, para além do campo da saúde, o costume de ler contribui também para aprimorar o diálogo, aumentar nossos conhecimentos e a diversidade de assuntos.

O hábito de leitura sempre deve ser estimulado. Mas, e quando a vista está cansada e ler se torna um momento difícil? Para o oftalmologista Dr. Felipe Branco (CRM 27827 / RQE 20168), é importante que a leitura seja algo prazeroso, através de visão nítida em ambiente bem iluminado sob luz natural ou lâmpada, preferencialmente incandescente.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

“O objeto de leitura deve estar posicionado a aproximadamente 35cm de distância dos olhos”, conta o médico que reforça sobre a importância de encontrar uma posição confortável para quando a leitura for mais longa – ter cuidado com a postura evita lesões nas costas.

Vista cansada

“Para enxergar em diferentes distâncias existe uma lente dentro do olho chamada Cristalino, que muda constantemente o foco através da ação do músculo ciliar”, descreve Branco. “A leitura exige uma maior acomodação do Cristalino para gerar o foco para perto. Quanto maior a acomodação, maior o trabalho do músculo ciliar e, consequentemente, maior a fadiga muscular”.

Depois de ajustar a postura e a iluminação para iniciar uma leitura, avalie se sua vista está cansada, onde as letras passam a ficar embaralhadas ou desfocadas após certo tempo. Em caso positivo, o cansaço pode ocorrer pela falta de correção de algum erro refrativo (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo) ou então pelo início da presbiopia, em pessoas com 40 anos ou mais de idade.

A curto prazo os sintomas da vista cansada podem até passar despercebidos, mas a médio e longo prazo tendem a piorar. Para evitar o cansaço da vista a indicação é que seja feito o diagnóstico correto por um oftalmologista. “O tratamento do erro refrativo pode ser feito com óculos, lentes de contato ou cirurgia”, completa o doutor Felipe.

Presbiopia

O Dr. Felipe explica que é natural que à partir dos 40 anos de idade o mecanismo de acomodação do Cristalino comece a se tornar progressivamente menos eficiente, e a visão que antes era adequada para a leitura passa a se tornar desfocada, sendo chamado presbiopia. A demora no diagnóstico e correção pode desmotivar a leitura, aumentar o estresse e gerar dores de cabeça por “forçar a vista”.

E quem depende da vista para trabalhar?

Em especial para as pessoas que dependem da visão de perto para trabalhar, é importante que as avaliações com o oftalmologista sejam feitas de forma periódica, conforme indica Branco. “Tendo em vista que a presbiopia é progressiva, chegará o momento que será inevitável a necessidade de sua correção. Além disso, o “grau” modificará com o passar dos anos, sendo necessários ajustes para que a visão ideal seja devolvida ao paciente”, explica.

Por fim, o oftalmologista informa que existe uma variedade de tratamentos para correção dos problemas da vista, mas hábitos simples podem contribuir bastante. “Enxergar bem traz uma melhor qualidade de vida, e há inúmeras opções de tratamentos para erros refrativos. Mesmo que você tenha seu grau corrigido por qualquer meio, lembre-se de fazer pequenos intervalos a cada hora passada lendo ou trabalhando no computador. Piscar bastante e olhar para o horizonte distante ajudam a lubrificar os olhos e relaxar a acomodação do cristalino, respectivamente, sendo bons hábitos para se adquirir”, finaliza.

Fonte: G1

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/21/governo-deve-entender-que-remedio-e-investimento-nao-despesa-diz-presidente-do-sindusfarma/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.