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Saiba quais alimentos são ricos em Vitamina D

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Vitamina D – Fundamental para a saúde dos ossos e sistema imunológico, confira alguns alimentos ricos em Vitamina D que você pode consumir e outras dicas

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Neste período da quarentena, muito tem se falado da relação entre a Vitamina D e o novo coronavírus. Isso porque um estudo feito na Universidade de Turim, na Itália, teria indicado que pacientes com casos da Covid-19 estariam apresentando taxas muito baixas de Vitamina D em seu organismo. No entanto, como essa doença ainda é muito nova, nenhum estudo é de fato conclusivo e não se pode relacionar, ao certo, que a vitamina D pode prevenir a doença.

Mesmo assim, a Vitamina D é essencial para nós, não apenas nesse período em que estamos isolados e menos expostos ao Sol, mas ao longo do ano. Ela é tão importante que nos países nórdicos, que costumam não ter sol em boa parte do ano, é recomendado que a população tome uma dose reforçada de vitamina D para se manter saudável e evitar queda do sistema imunológico e até mesmo a depressão.

Basicamente, a Vitamina D é encontrada de duas formas: Vitamina D2, presente nos vegetais e outros alimentos, e Vitamina D3, obtida por meio dos raios solares. Esse nutriente é importante no organismo pois ele permite que o cálcio e fósforo dos alimentos sejam absorvidos pelo nosso intestino e, assim, possam garantir o bom funcionamento celular, neuromuscular e a saúde dos ossos no geral.

Além disso, a vitamina D ainda estaria relacionada ao reforço do sistema imunológico, controle da pressão arterial, prevenção de tumores, saúde do coração, metabolismo, etc. Os sintomas para a deficiência de vitamina D podem demorar muito para surgir, por isso é importante fazer exames regulares que podem detectar o nível da substância na corrente sanguínea. Alguns sinais de falta dessa vitamina são: dores nas articulações, espasmos, raquitismo, osteoporose, cansaço e fadiga.

Antes de correr e procurar uma suplementação de Vitamina D nas farmácias, saiba que você pode obtê-la de duas formas muito simples do que na forma sintética: tomando Sol e se alimentando bem. A ingestão de suplementos por conta própria muitas vezes pode acarretar uma alta dosagem da substância no seu corpo, levando a outros sintomas e aumentando o nível de cálcio mais que o necessário.

Cuide da alimentação

Ter uma dieta saudável é fundamental para manter o corpo saudável e funcionando bem. Como uma das formas de obtenção da vitamina é por meio da alimentação, você deve consumir alguns alimentos ricos em vitamina D para garantir uma suplementação adequada. É possível obter de 10 a 20% do nutriente somente com a dieta através de alimentos de origem animal como:

  • Óleo de fígado de peixe;
  • Peixes gordurosos (Salmão selvagem, atum, sardinha);
  • Cogumelos irradiados (cultivados sob a luz do sol);
  • Leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão);
  • Cereais enriquecidos;
  • Gema de ovo;

Aproveite o sol

Tomar sol é a segunda maneira de se obter a quantidade necessária de vitamina D que o seu corpo necessita, afinal, os raios ultravioletas (UV) são responsáveis por obter de 80% a 90% do nutriente. Então, o recomendado é tomar sol diariamente por cerca de 10 a 15 minutos sem o uso do protetor solar.

Não precisa ficar o dia inteiro tomando sol, aproveite a parte das 10 da manhã até às 15 horas para aproveitar bem na varanda de casa ou na janela mesmo. É recomendado expor braços e pernas, que costumam ser áreas que pegam menos sol normalmente. Se você está em isolamento e sua casa não pega sol, aposte na alimentação e caso precise ir a rua, tente manter braços e pernas descobertos, com roupas leves.

Para obter mais informações e saber se você está com os níveis de vitamina D adequados, não esqueça de consultar um médico e fazer exames regularmente. Uma opinião clínica vai garantir que você obtenha as doses necessárias, e caso necessário, reforce com suplementação.

Fonte: Terra

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/28/anvisa-estende-prazo-de-consulta-publica-sobre-servicos-farmaceuticos/

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