Notícias do setor farmacêutico

Nova clínica vai atender até 3,7 mil mulheres por mês na 514 Sul

19

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve presente, na manhã de ontem, na cerimônia de inauguração do Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu), também chamado de Clínica da Mulher. A expectativa é que sejam atendidas cerca de 3.700 mulheres por mês, sendo 2.800 em consultas médicas e 900 consultas com equipe multidisciplinar. Durante o evento, o chefe do Executivo parabenizou os profissionais de saúde pelo trabalho durante a pandemia da covid-19 e comemorou o desempenho do governo na adoção de políticas públicas integradas entre as secretarias de Estado. “Nossas secretarias trabalham de forma integrada. Não existe, dentro do nosso governo, disputa por espaços”, afirmou.

A iniciativa faz parte das ações comemorativas ao Outubro Rosa na Atenção Ambulatorial Especializada da capital federal. O novo centro foi inaugurado na estrutura onde antes funcionava a Policlínica da quadra 514 da Asa Sul. Segundo Ibaneis, o centro atenderá, também, mulheres vítimas de violência. “Este espaço é dedicado integralmente à mulher. Espero que todas que entrem, saiam curadas de seus males”, disse.

Além de inaugurar o centro, o governador agradeceu o trabalho dos servidores da saúde do DF. “Faço questão de registrar, neste momento, meu agradecimento pessoal, a todos os servidores da Saúde pelo trabalho que têm desenvolvido ao longo desta pandemia”, declarou.

Após a cerimônia, o chefe do Palácio do Buriti aproveitou para reafirmar a decisão de cancelar as festas de réveillon e carnaval 2021 subsidiadas pelo GDF. “Festas desse porte, só após a vacina. Para mim, esta questão já está definida”, afirmou. A decisão foi anunciada pelo secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, na semana passada. Segundo os gestores, não há condições de se pensar nas comemorações antes de ter a vacina contra covid-19 disponível para a população.

Sobre o Cesmu

O espaço em que o centro funciona precisou ser adaptado com pequenas reformas e adequações como a construção de banheiros anexados a consultórios para consulta em ginecologia; instalação de bancadas e armários e instalação de isolamento acústico, entre outros. No total, serão 15 consultórios, uma sala para a realização de exames para o apoio diagnóstico, uma sala de vacinas e uma para a triagem das pacientes. O investimento total foi de R$ 50 mil subsidiado pela Secretaria de Saúde do DF.

Em breve, o Cesmu também contará com uma farmácia. Durante a inauguração, a secretária da Mulher, Erika Filippelli, afirmou que o centro tem um aspecto diferencial e ressaltou a importância do Cesmu na luta contra várias doenças, principalmente o câncer de mama. “Perdi minha mãe para o câncer e sei o quanto é importante este tipo de atendimento que olha não só para a doença em si, mas para a saúde geral”, explicou a secretária.

Funcionamento

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Cesmu ainda abriga alguns ambulatórios especializados que foram deslocados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) — hospital de referência para a doença. Sendo assim, a nova unidade de saúde entrará em funcionamento ainda com parte da capacidade instalada. Todas as medidas de higiene, distanciamento e agendamentos estão definidas para permitir o funcionamento de forma segura durante a pandemia da covid-19.

A princípio, segundo a secretaria da Mulher, o centro funcionará a partir de encaminhamento, ou seja, as mulheres serão atendidas nas unidades de saúde e encaminhadas ao Cesmu. “A saúde da mulher é importante, a mulher é importante”, explicou Erika.

Especialidades no Cesmu

O centro contará com uma equipe multiprofissional formada pelas especialidades de ginecologia, enfermagem, endocrinologia, dermatologia, psicologia, serviço social, nutrição, mastologia com treinamento em biópsia mamária, homeopatia e acupuntura.

Fonte: Correio Braziliense Online

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/05/16/farmaceuticos-inovam-com-clinica-de-vacinacao-2/

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })