Notícias do setor farmacêutico

Covid-19: Farmácias registram aumento de testes positivos em 10 estados

18

As grandes redes de farmácias registraram aumento no número de testes de covid-19 com resultado positivo na semana passada, em relação à semana anterior. De acordo com levantamento feito pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogaria), dez estados registraram alta no número de casos positivos em relação à semana anterior, e 14 estados seguem com percentual de infectados acima da média nacional.

Cansaço? Estafa? Burnout? Faça da pandemia uma oportunidade de reset mental

O estado que mais tiveram aumento no número de testes positivos foram Rio Grande do Norte, com alta de 59,7%. Dos 2.819 testes realizados no estado, 431 tiveram resultado positivo (15,29%). O Sergipe teve a segunda maior alta de uma semana para a outra, com aumento de 59,09%. Dos 5.947 testes realizados na semana, 756 tiveram resultado positivo (12,71%).

Também tiveram alta significativa Mato Grosso do Sul (alta de 32,86%), Santa Catarina (alta de 30,68%) e Rio Grande do Sul (alta de 25,41%) – veja mapa abaixo para conhecer a variação em todos os estados.

Desde 28 de abril, quando as drogarias começaram a oferecer testes, elas computaram 1,1 milhão de atendimentos, sendo que 164 mil dos testes tiveram resultado positivo (14%), e 985 mil tiveram resultado negativo (85,7%).

A associação também mediu a proporção de testes positivos, independentemente da variação semanal. Por essa métrica, o Amazonas é o estado com mais testes positivos: 26,62%. A associação alerta para a situação na região Norte. No Acre, a proporção de positivos é de 26,14%, enquanto no Amapá ela fica em 26,02%.

O Nordeste também merece atenção. Dos dez estados com mais testes positivos, metade é da região: Ceará (com 22,48%dos testes positivos), Paraíba (com 21,61%), Bahia (18,78%), Pernambuco (18,33%) e Maranhão (17,67%).

No Centro-Oeste, todos os estados estão abaixo da média nacional, mas o teve aumento significativo no número de testes positivos de uma semana para a outra.

No Sudeste, o estado que mais gera preocupação é o Rio de Janeiro, que é o sexto estado com maior proporção de testes positivos (20,83%). No Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão entre os cinco com maior avanço semanal de positivos – alta de 25,41% e 30,68%, respectivamente.

Fonte: Exame online

Você pode gostar também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
document.querySelectorAll('.youtube a').forEach(e=>{e.href = "https://youtube.com/user/partnersupport" })