Notícias do setor farmacêutico

Pesquisadores da Unifor produzem medicamento de combate ao câncer

104

Pesquisa desenvolvida na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, identificou alta concentração do anticorpo monoclonal anti-VEGF produzido em plataforma animal, especificamente no leite de caprinos geneticamente modificados e desenvolvidos na própria Universidade.

O estudo é coordenado pelos pesquisadores do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), Kaio Tavares, Leonardo Tondello e Saul Gaudêncio. Tondello destaca que uma cabra transgênica produz diariamente anti-VEGF suficiente para o tratamento de até 60 pacientes de câncer. O pesquisador aponta que, no Brasil, um frasco contendo 400 mg do biofármaco custa até R$ 7 mil.

Os caprinos estão produzindo em média 3,8 gramas do anticorpo por litro de leite, o que corresponde a 9,5 frascos / litro de leite. Dessa forma, a produção do medicamento surge como uma nova alternativa para o tratamento da doença, já que a vaibilização do medicamento no leite caprino é consideravelmente mais barata em comparação a outras plataformas de produção.

Impacto

Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil possui o sétimo maior mercado farmacêutico do mundo, segundo levantamento feito em 2018 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ainda assim, o país é altamente dependente da importação de insumos e tecnologia no setor.

Ao todo, mais de 90% dos medicamentos acabados e princípios ativos são trazidos de fora. O anticorpo anti-VEGF, por exemplo, utilizado para o tratamento de diversos tipos de câncer (pulmão, ovários e cólon), é totalmente importado.

 Prevenção

Cerca de 463 milhões de adultos vivem com diabetes no mundo, e o Brasil é o quinto país com o maior número de pessoas com a doença. Conhecido por ser silencioso, o diabetes é uma doença metabólica que tem como principal característica o excesso de glicose no sangue.

Esse açúcar acumulado aumenta o risco de problemas cardíacos, sexuais e renais. É preciso cuidado e tratamento. No mês de prevenção do diabetes, uma palestra virtual será feita com o intuito de alertar a população sobre os riscos da doença. O evento gratuito, às 19h de hoje, será transmitido no YouTube do Emílio Ribas.

 Investimento

O Banco do Nordeste (BNB) realiza hoje uma live para apresentar oportunidades abertas pelo Fundo Anjo, estruturado pelo BNDES e gerido pela Domo Invest, com foco para startups, micros e pequenas empresas de perfil inovador e alto potencial de crescimento.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste – CE

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.