Notícias do setor farmacêutico

Fórum discute logística reversa no canal farma brasileiro

1.883

Fórum discute logística reversa de medicamentos no BrasilO sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares entra em vigor já no mês de dezembro, com base no Decreto nº 10.388, sancionado em junho. E para esmiuçar o tema, que ainda desperta dúvidas especialmente no mercado farmacêutico, a Brasil Health Service (BHS) organiza um evento online com palestrantes nacionais e do Exterior.

O Fórum Internacional de Logística Reversa de Medicamentos acontecerá no próximo dia 3 de dezembro (quinta-feira), às 8h30, com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental – Seção São Paulo e da FecomercioSP. A participação é gratuita, mas sujeita a limite de inscrições.

“O momento é mais do que propício para estimular esse debate, pois o novo sistema requer a integração de todos os elos da cadeia produtiva e exige também o envolvimento do consumidor. Por isso, vamos analisar o modelo não apenas sob o ponto de vista técnico-operacional, como também as suas implicações jurídicas, nas práticas de sustentabilidade e comunicação das empresas”, comenta José Agostini Roxo, CEO da BHS, que há 12 anos criou o o Programa Descarte Consciente para o setor farmacêutico.

O rol de palestras inclui nomes como Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU; e o advogado Fabrício Soler, consultor jurídico da ONU para o desenvolvimento industrial e também da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Além disso, vamos dividir com o público experiências de sucesso de outros setores, como o de eletroeletrônicos, na adoção da logística reversa”, acrescenta Roxo.

Exemplos do Exterior

A programação terá dois representantes internacionais. São eles Juan Carlos Mampaso, diretor geral da Sigre Medicamento e Meio Ambiente, da Espanha; e Luís Miguel Ferreira Figueiredo, diretor geral da Valormed, de Portugal. As duas instituições receberam a chancela dos seus respectivos países para gerenciar programas de logística reversa. Portugal, por exemplo, promoveu o descarte adequado de 15 mil toneladas de resíduos nos últimos 12 anos, impedindo a emissão de mais de 3.200 toneladas de CO2 na atmosfera.

Sustentabilidade em evidência

A nova norma também impõe um olhar mais atento para as práticas de sustentabilidade e sobre o conceito de ESG – que contempla os critérios de conduta para que as empresas aprimorem sua governança ambiental, social e corporativa. “Cada vez mais essas premissas são fundamentais para garantir segurança nos investimentos de longo prazo e previsibilidade financeira para laboratórios, distribuidores e varejistas”, admite Roxo.

“E se levarmos em conta um setor sensível como o de medicamentos, que passou a conviver com uma crise de saúde pública e escassez de matérias-primas, ter esse cuidado tornou-se questão de sobrevivência”, conclui.

A Brasil Health Service (BHS) criou há 12 anos o Programa Descarte Consciente, que fornece à cadeia produtiva farmacêutica uma solução sustentável para a coleta de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. Por meio de displays coletores e sistemas coletivos e individuais do gênero, a empresa atende à demanda do setor por uma rápida adequação ao processo de logística reversa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/11/23/ex-ceo-da-drogarias-conceito-lidera-projeto-de-incubadora-de-farmacias/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.