Notícias do setor farmacêutico

rfxcel avança no Brasil com rastreabilidade de medicamentos

2.033

rfxcel avança no Brasil com projetos de rastreabilidade de medicamentos

O setor farmacêutico já faz a contagem regressiva para a rastreabilidade e serialização de medicamentos, cujo prazo para adequação vence em dezembro. Ao mesmo tempo, convive com um impasse gerado pela Anvisa, que ainda não definiu a Instrução Normativa final sobre o tema. No entanto, a demanda por projetos do gênero aquece as operações da rfxcel.

rfxcel avança no Brasil com projetos de rastreabilidade de medicamentosUma das líderes globais em gerenciamento de supply chain, a empresa chegou ao Brasil em 2018 com a meta de consolidá-lo como uma das prioridades de seu plano de expansão global. “Neste segundo semestre, estamos registrando procura não apenas de indústrias farmacêuticas, mas também de redes de farmácias que atuarão como dispensadores com a adoção do novo sistema”, comenta Vinicius Bagnarolli, diretor de operações na América Latina.

Fundada em 2003 na Califórnia (EUA), a rfxcel se baseia na tecnologia em nuvem para reduzir ineficiências na cadeia de suprimentos de indústrias e atacadistas. Acumula cerca de 1 mil implementações de soluções do gênero, realizadas para mais de 200 clientes nas Américas, Europa e Ásia.

A empresa também iniciou um processo para adequar as operações de seus clientes aos desafios logísticos que surgirão a partir da primeira distribuição ampla de vacinas contra a Covid-19. “A pandemia revelou deficiências em todas as cadeias de suprimentos e uma competição crescente por recursos, o que leva a uma pressão crescente sobre as cadeias de abastecimento”, pontua Bagnarolli.

Atenta a esse cenário, a rfxcel desenvolveu o Accurate Immunization Management (AIM), uma solução em nuvem que rastreia a distribuição de vacinas. A tecnologia permite que profissionais de saúde visualizem os registros de imunização em tempo real, monitorem o inventário e administrem com segurança as vacinas certas para o paciente certo. “Por ser uma ferramenta automatizada, os usuários podem manipulá-la praticamente sem nenhum treinamento, o que garante uma implementação rápida em ambientes críticos”, destaca.

Essa tecnologia se une à solução de monitoramento integrado (rIM), que utiliza a Internet das Coisas para monitorar a condição ambiental dos insumos e medicamentos à medida que eles se movem pelas cadeias de abastecimento em terra, mar e ar. O rIM emite dados relacionados a condições como localidade, temperatura, umidade, iluminação e atritos. Pode, inclusive, alertar desvios de rota e assegurar que os fornecedores logísticos cumpram os prazos de entrega.

Networking com mercado brasileiro

Como parte da estratégia de aproximação com a cadeia farmacêutica brasileira, a rfxcel promoverá um webinar sobre o assunto no próximo dia 7 de dezembro (segunda-feira), às 11h. “A rastreabilidade ainda suscita muitas dúvidas no mercado brasileiro, especialmente em razão da inexistência da Instrução Normativa, o que amplia a relevância esse compartilhamento de informações”, admite Bagnarolli. Os gestores interessados em participar devem se cadastrar aqui.

A rastreabilidade e serialização tornarão mais preciso o gerenciamento de medicamentos, prevendo a quantidade necessária de produtos e evitando excessos. “Com isso, teremos uma visão mais detalhada da cadeia de suprimentos e a cadeia produtiva poderá efetuar correções em curto prazo, já que o gestor recebe notificações em tempo real sobre possíveis eventualidades e seus impactos nas operações”, observa.

Para Bagnarolli, os fabricantes ganham subsídios para lidar com deficiências no estoque e prospectar fornecedores. “Os resultados positivos estendem-se até a ponta da cadeia, onde o consumidor terá mais confiança para adquirir medicamentos ao ter conhecimento pleno da procedência do produto e a rota por ele percorrida”, complementa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/11/23/ex-ceo-da-drogarias-conceito-lidera-projeto-de-incubadora-de-farmacias/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.