Notícias do setor farmacêutico

Brasil ocupa o 25º lugar em pesquisas farmacêuticas

360

As 10 farmacêuticas que mais investem em pesquisa & desenvolvimento

Embora esteja entre os seis maiores mercados do mundo, a indústria farmacêutica ainda engatinha quando o assunto são as pesquisas clínicas. O país ocupa somente a 25ª colocação no ranking global, conforme aponta o Guia 2020 da Interfarma.

“O momento de pandemia reforçou a importância da pesquisa clínica. Estima-se que o Brasil tenha potencial para, atualmente, passar para a 10ª no ranking mundial de pesquisa clínica. Caso isso ocorra, é calculado que o País tenha um ganho anual de R$ 2 bilhões em investimentos e beneficie mais de 55 mil pacientes, entre outras melhorias. Essa capacidade se dará via uma mudança do cenário político e regulatório. Por isso trabalhamos muito junto a ANVISA e ao Congresso Nacional, para mudar o contexto atual”, explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente da entidade.

O Brasil também é tímido nas participações de estudos clínicos. Dos 3.170 estudos clínicos iniciados em 2019 na área de oncologia, o país participa de 68, ou seja, 2,1% do total global. É o mesmo percentual de 2014. Em sistema nervoso central, a representatividade é ainda mais irrisória – 1% do total, com uma perda de 0,7 ponto percentual na comparação com 2014.

Atualmente, o maior volume de gastos com medicamentos comercializados no Brasil é referente a produtos com mais de 11 anos de presença no mercado nacional, um claro indicativo da ausência de uma política de inovação e de acesso à produção farmacêutica de vanguarda.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.