Notícias do setor farmacêutico

Grupo Ultra põe Extrafarma à venda

5.497

O Grupo Ultra decidiu se desfazer da Extrafarma como parte da estratégia de concentrar esforços no negócio de óleo e gás, seu carro-chefe. Segundo informações de O Estado de S.Paulo, a tendência é que uma grande varejista do canal farma adquira a rede, que hoje reúne cerca de 400 lojas e tem faturamento de R$ 1,5 bilhão.

A Extrafarma havia sido adquirida pelo grupo há sete anos, pelo valor de R$ 1 bilhão. A ideia do Ultra era constituir um hub de farmácias, usando a rede de postos de combustíveis Ipiranga para garantir capilaridade em território nacional. No entanto,  sua divisão de varejo não alcançou o patamar necessário para competir com players como Raia Drogasil e Grupo DPSP.

De acordo com o ranking da Abrafarma, a rede detinha o nono maior faturamento do grande varejo farmacêutico em 2013. Chegou a atingir a sexta colocação em 2018, mas caiu uma posição no ano seguinte.

O Bradesco BBI foi escolhido para conduzir o processo de venda e encontrar companhias interessadas. Fontes do mercado avaliam que somente outra grande rede do setor terá caixa e disposição para avançar nessa negociação. A análise leva em conta a redução de investimentos em farmácias próprias por cadeias de supermercados como BIG (ex-Walmart), Carrefour e Pão de Açúcar, além de fracassos como a formação da BR Pharma pelo BTG Pactual. Porém, há quem acredite em um movimento do Pão de Açúcar.

Procurado pela reportagem, o Grupo Ultra informou que não tem nada a acrescentar após a publicação de fato relevante no último dia 14, quando reforçou o foco em investimentos no segmento de óleo e gás. A holding já havia dado pistas de que deixaria outros mercados de lado ao destinar à sua principal atividade 80% do orçamento de R$ 1,891 bilhão previsto para 2021.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.