SUS disponibiliza novo medicamento contra hanseníase
O Sistema Único de Saúde (SUS) incorpora à sua rede a claritromicina, antibiótico voltado ao tratamento contra a hanseníase. O medicamento já é utilizado para outras doenças, como infecções respiratórias e de pele.
O novo tratamento é indicado a pacientes cuja doença é resistente a outras medicações como a rifampicina. Portadores de hanseníase com resistência a medicamentos são tratados no SUS com um método denominado poliquimioterapia, à base de rifampicina, dapsona e clofazimina. No entanto, pela elavada possibilidade de resistência à rifampicina, são necessárias terapias alternativas.
O Brasil é atualmente o segundo país no mundo em incidência de hanseníase. O país registra mais de 30 mil novos casos da doença todos os anos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!