Notícias do setor farmacêutico

Dor no ciático. Saiba sobre esse incômodo

255

Com certeza você conhece alguém que já passou maus bocados com dores no nervo ciático. Talvez esse alguém seja você mesmo. Mas

Com certeza você conhece alguém que já passou maus bocados com dores no nervo ciático. Talvez esse alguém seja você mesmo. Mas é importante entender que a dor é um sintoma, o que requer um acompanhamento mais próximo.

Veja também: Dor no ciático: que nervo é esse?

“A dor surge quando há, provavelmente, uma hérnia de disco que comprime o nervo ciático. Estima-se que, em 90% dos casos, a crise ciática tenha relação com hérnias nos discos na região lombar”, comenta a fisioterapeuta Walkiria Breunetti.

Siga nosso Instagram

Como identificar a dor ciática?

Usualmente, a dor no ciático caracteriza-se por começar próximo às nádegas e irradiar para quadris e pernas. Também é comum que a dor afete apenas um dos lados do corpo e que piore ao sentar. O quadro pode acompanhar também ardência e dormência na região.

Dependo da intensidade da dor, movimentos básicos como sentar e levantar podem ser difíceis. “Subir e descer escadas também pode ser bem doloroso. Mas, a intensidade dos sintomas depende do local de compressão do nervo ciático”, comenta Walkiria.

Existe fator de risco?

Apesar de atingir pessoas de todas as idades, quem tem acima dos 40 anos está mais sujeito a conviver com o problema devido à degeneração progressiva da coluna.

“Além da idade, obesidade, tabagismo, estresse, tipo de trabalho exercido e alguns esportes são fatores de risco para o desenvolvimento precoce de uma hérnia de disco, que pode causar a dor no ciático”, explica a fisioterapeuta.

Como é o tratamento?

São vários os tratamentos para a dor no ciático. Alguns deles são fisioterapia, medicamentos, mudanças no estilo de vida (como a reeducação postural) e a acupuntura.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.