Notícias do setor farmacêutico

Justiça mantém benefício fiscal para medicamentos em SP

348

Aumento de alíquota do ICMS preocupa o mercado

Vitória para o setor farmacêutico e para a saúde. O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o decreto do governo de São Paulo que eliminava os benefícios fiscais do ICMS para medicamentos contra Aids, câncer, doenças renais, doenças raras e a gripe H1N1, além de equipamentos hospitalares.

A decisão partiu de uma liminar solicitada pela PróGenéricos e vale para vendas efetuadas a distribuidoras, hospitais particulares e laboratórios. No caso de vendas para o setor público, não havia previsão de cobrança de imposto e inclui medicamentos de marca.

O governo paulista trabalhava pela redução das isenções para ampliar a arrecadação  e reverter o déficit público de R$ 10,4 bilhões previsto para 2021. O poder público já havia recuado em relação aos medicamentos genéricos, mas os demais produtos perderiam o benefício. O decreto entrou em vigor no dia 15 de janeiro, mas a suspensão é imediata.

A juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti argumentou que a suspensão exigiria a oficialização de um convênio entre os estados e o Distrito Federal, e não poderia ser adotada a partir de um decreto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.