Notícias do setor farmacêutico

Gastos da indústria farmacêutica com IFAs dobram na pandemia

202

Os gastos da indústria farmacêutica com Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) aumentaram vertiginosamente durante a pandemia, com reajustes que chegaram a 100% em alguns casos. É o que apontou o presidente do Sindusfarma, Nelson Mussolini, em entrevista ao Valor Econômico.

“São insumos que, se não são importados, têm seus preços cotados no mercado internacional. Ou seja, a base é o dólar. Teve material de embalagem que subiu 85% e vem da Índia, China, Europa. A variação do dólar no último ano foi muito dura. Isso afetou muito a rentabilidade das empresas”, afirmou. Como exemplo, o custo das caixas para bisnagas aumentou 123%. no período.

A indústria farmacêutica também conviveu com uma explosão no aumento do frete. O deslocamento da mercadoria da China para o Brasil custava US$ 1 por quilo de IFA antes da pandemia. Agora passou para cerca de US$ 10.

“Não se consegue investir hoje por para produzir na semana seguinte. É um sonho imaginar que vai fazer uma fábrica de IFA em menos de 12 a 18 meses. E, se não tiver um mercado consumidor grande e uma exportação forte, fica inviável, o negócio. Precisa de uma garantia mínima de não ociosidade, justamente, para dar margem no negócio”, concluiu Mussolini.

Intervenção do governo

A dependência de insumos de países como China e Índia afeta também os Estados Unidos. Mas o novo governo de Joe Biden decidiu intervir para evitar o problema crítico de abastecimento de itens necessários no combate à Covid-19. Para isso, o presidente eleito usou poderes especiais de períodos de guerra.

Ele assinou uma ordem executiva instruindo agências do governo a usarem a Lei de Produção de Defesa para aumentar o fornecimento de vários itens, que incluem testes para detecção do coronavírus, máscaras de proteção N95 e seringas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.