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Balança comercial do setor de HPPC tem superávit de US$ 23.4 milhões em 2020

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HPPC – A balança comercial do setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registrou superávit de US$ 23.4 milhões em 2020, revertendo o valor deficitário registrado em 2019, de US$ -105.9 milhões. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia.

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De acordo com a Abihpec, o saldo positivo da balança comercial após 10 anos com déficit é resultado de um volume de US$ 609,3 milhões em exportações, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior. Os destinos somaram 174 países.

Diante da alta do dólar e da pandemia afetando as importações (em maior escala que as exportações), o setor de HPPC importou US$ 585.9 milhões no acumulado de 2020, registrando uma queda de 16,8% na comparação com 2019.

A Abihpec destaca oportunidades para a produção nacional e a necessidade de superação de entraves e gargalos relacionados ao Custo Brasil, para que investimentos possam tornar-se economicamente viáveis no país, resultando em ampliação da geração de empregos, desenvolvimento de fornecedores e maior acesso da população a esses produtos.

Em dezembro de 2020, o saldo da Balança Comercial do setor de HPPC apresentou superávit de US$ 10 milhões, ampliando o saldo apurado em dezembro de 2019, que estava superavitário em US$ 6.3 milhões. Neste mesmo período, as exportações somaram US$ 54.6 milhões, apresentando alta de 4,7% ante o mesmo mês do ano anterior. Já as importações totalizaram US$ 44.6 milhões, uma queda 2,6% na comparação com o mesmo mês de 2019.

Como nos meses anteriores, sabonetes, produtos para cabelos e desodorantes foram os itens mais exportados em dezembro de 2020, com totais de US$12,8 milhões, US$9.7 milhões e US$ 6,5 milhões, respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2019. Argentina, México, Chile, Colômbia e Paraguai estão entre os principais países de destino das exportações brasileiras de HPPC.

Entre os itens mais importados, as principais categorias foram: cremes para pele, protetores solares e bronzeadores (US$ 8.5 milhões); produtos de higiene oral (US$ 7.9 milhões) e fragrâncias (US$3.8 milhões).

Fonte: Cosmetics Online

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/01/hypera-pharma-conclui-compra-de-portfolio-da-takeda/

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