Notícias do setor farmacêutico

Cosméticos e dermocosméticos: qual é a diferença entre eles?

110

Talvez você não conheça a palavra dermocosméticos, mas com certeza tem algum no seu kit de skincare. Diferente dos cosméticos, ele trata a pele profundamente, do rosto e do corpo todo.

Facilmente encontrados em farmácias e lojas especializadas, os dermocosméticos são produtos fundamentais para quem busca uma pele saudavelmente bonita. Além disso, têm eficácia comprovada.

O que são dermocosméticos

Os dermocosméticos vão além da superfície da pele. Seus ativos penetram profundamente com o objetivo de sanar algum problema dermatológico ou atuar como um agente preventivo.

Geralmente, são indicados para o tratamento e a prevenção de rugas, celulites, olheiras, flacidez, oleosidade no rosto etc. Mas também existem os produtos que limpam a pele profundamente e a enriquecem com nutrientes. Além disso, costumam ser hipoalergênicos.

Todos os produtos classificados como dermocosméticos são compostos por ativos farmacológicos, ou seja, possuem funções terapêuticas. Por isso, passam por um longo processo de pesquisas científicas e testes; afim de comprovarem os resultados prometidos.

Se sua eficácia for atestada, recebe um registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Portanto, é importante estar atento se o produto que você for adquirir possui esse registro e são seguros para o uso.

Principais benefícios dos dermocosméticos

A principal vantagem em aderir ao hábito de utilizar dermocosméticos é a de colher bons resultados a longo prazo. Como são produtos que agem de dentro para fora, quem o utiliza, tanto para cuidar quanto para prevenir, comprova as melhorias.

Entretanto, é preciso saber que para alcançar o resultado esperado é preciso ter disciplina. Portanto, cumprir seu ritual de beleza regularmente é fundamental.

Outro ponto positivo é a possibilidade de utilizá-lo junto com cosméticos. Aliás, os dermocosméticos podem, inclusive, favorecer essa união, deixando a pele mais uniforme e preparada para receber outros produtos.

O que são cosméticos

Perfeitos para esconder imperfeições ou ressaltar a beleza, os cosméticos têm ação superficial e imediata. Produtos de maquiagem, portanto, são excelentes cosméticos com essa função.

Mesmo que um cosmético disfarce uma imperfeição, ele não a estará tratando. Sendo assim, ao tirá-lo, olheiras e poros dilatados, por exemplo, continuarão lá.

Ainda existem os cosméticos que hidratam, perfumam e limpam a pele. Mas como não têm ação profunda, apenas cumprem sua função sem causar modificações ou melhorias no corpo ou no rosto. Eles podem, entretanto, ser usados após os dermocosméticos.

Vale dizer, porém, que os dermocosméticos mais indicados para a sua pele serão indicados por um dermatologista. Alguns mais específicos e para tratamentos mais intensivos, inclusive, podem necessitar de receita. Então, consulte um profissional para resultados mais satisfatórios.

Fonte: 2A+ Cosmética

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/08/22/os-cosmeticos-com-nanotecnologia-chegaram-ao-brasil-trazendo-resultados-inovadores/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.