Notícias do setor farmacêutico

Farmácias do Grupo DPSP têm novo teste para a Covid-19

502

Para facilitar a coleta em pessoas mais sensíveis ao cotonete nasal, as farmácias da Drogaria São Paulo e das Drogarias Pacheco, do Grupo DPSP, passam a oferecer o teste de antígeno por via oral para detecção de partículas do vírus em amostras de saliva.

O teste rápido consegue identificar a presença ativa do coronavírus no organismo, diferentemente do teste de anticorpos, que identifica se a pessoa já teve contato anterior com a doença. Até então, o único teste com coleta oral disponível era o PCR-Lamp, também encontrado nas farmácias, que leva 24 horas para ficar pronto.

Com resultado entre 15 e 30 minutos, o novo teste é recomendado para pacientes sintomáticos, a partir do primeiro dia do surgimento dos sintomas – ou do contato com alguma pessoa infectada – até o sétimo dia.

“É fundamental o paciente relatar para o profissional se está com sintomas ou não. Essa triagem, que também é feita pelos farmacêuticos em nossas unidades, é essencial para a orientação do teste mais indicado conforme o quadro”, afirma Maria Lemos, responsável pela Gestão de Serviços Farmacêuticos do Grupo DPSP.

Saiba as diferenças entre os testes para diagnosticar a doença

Para evitar dúvidas antes de realizar um dos testes, a Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco respondem:

Quais os tipos de testagem rápida disponíveis nas farmácias e qual indicação para cada um deles?

Para efeitos de diagnóstico, os testes mais indicados são aqueles que detectam o vírus ativo no organismo.

  • Teste rápido Antígeno: detecta a presença ou não de partículas do vírus (antígenos) da Covid-19, por meio de coleta nasal ou nasofaríngea. Aponta infecção ativa, ou seja, ainda em fase de transmissão. O teste é indicado para pacientes que tiveram exposição ao vírus ou com sintomas entre o 2º e 7º dia. O resultado é emitido em 15 minutos.
  • Teste rápido Antígeno Oral: detecta partículas do vírus em amostras de saliva, considerado menos incômodo que o antígeno nasal. Recomendado para pacientes sintomáticos entre o 1º e 7º dia de sintomas. O resultado fica pronto em até 30 minutos.
  • Teste Covid-19 PCR-LAMP: teste molecular que detecta o RNA do vírus pela saliva do paciente, indicado para pacientes sintomáticos e assintomáticos a partir do 1º dia de infecção até o 7º dia. A autocoleta de saliva em um tubo estéril pode ser realizada na própria farmácia. A coleta vai para o laboratório e o resultado é obtido em até 24 horas. O teste é equivalente ao RT-PCR – o teste padrão encontrado na rede hospitalar e em laboratórios privados – mas com valor mais acessível à população. Sua acurácia chega a 99%, segundo o fabricante.

 Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se já teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É indicado para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.