Notícias do setor farmacêutico

Quais são os sintomas da candidíase?

222

Coceira, corrimento e irritação são alguns dos indícios que sinalizam um quadro de candidíase. A doença é causada pelo crescimento descontrolado

Coceira, corrimento e irritação são alguns dos indícios que sinalizam um quadro de candidíase. A doença é causada pelo crescimento descontrolado do fungo cândida albicans, natural no corpo humano.

Veja também: Candidíase mamária: sintomas, tratamentos e prevenção …

Mesmo não sendo considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), a candidíase é mais frequente nos órgãos sexuais. Apesar disso, quadros da doença podem se manifestar em outras partes do corpo.

Siga nosso Instagram

Mas a atenção deve ser redobrada entre as mulheres. Isso porque 20% a 25% das pacientes que apresentam corrimentos têm o diagnóstico de candidíase e a doença afeta 3/4 do público feminino adulto, pelo menos uma vez na vida.

O que pode causar a candidíase?

Como citado anteriormente, o cândida albicans é natural no corpo humano, mas alguns quadros de saúde ou hábitos podem facilitar sua proliferação. Entre os fatores estão:

  • Duchas vaginais em excesso
  • Antibióticos, anticoncepcionais ou corticoides
  • Sexo sem proteção
  • Gravidez
  • Roupas inadequadas (muito apertadas ou de material que não permite a respiração da região)
  • Obesidade
  • Deficiências imunológicas

Para evitar a candidíase, você pode optar por roupas íntimas de algodão, evitar o uso prolongado de absorventes internos e roupas apertadas ou molhadas, higienizar a região com sabonetes de pH neutro e sempre usar preservativo.

Quais os sintomas?

A candidíase apresenta diversos incômodos, mas, no geral, a infecção é branda. Alguns dos sintomas que a paciente pode sentir são:

  • Dor ao engolir alimentos
  • Coceira na região vaginal
  • Aftas
  • Ardência
  • Dor ou desconforto ao urinar ou no ato sexual
  • Corrimento de aparência leitosa e espeço, mas sem odor

Homens apresentam sintomas semelhantes, como inchaço, ardência, coceira, dor ao urinar ou no ato sexual. A glande costuma ser a parte do pênis mais afetada. Casos mais graves podem formar pústulas na região, com líquido semelhante ao do corrimento feminino.

Ocorrências mais graves de candidíase nas mulheres podem causar rachaduras e vermelhidão, semelhantes a assaduras e próximas aos grandes lábios. Inchaço também pode ser notado.

Qual o tratamento?

A maioria dos casos de candidíase pode ser combatida com o uso de um antifúngico. Esses medicamentos são encontrados em pomadas ou comprimidos. Quadros mais graves podem exigir também o consumo de corticoides.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.