Notícias do setor farmacêutico

Quais são os principais sintomas da fibromialgia e os tratamentos adequados

346

Comum em mulheres entre 30 e 50 anos, a fibromialgia é uma condição neurológica crônica que gera dor generalizada em todo o corpo, aumentando ainda a sensibilidade à dor.

Veja também: Dermatite seborreica: 40% da população será acometida pela doença, diz pesquisa

Além dos sintomas de fibromialgia característicos, como a dor intensa e constante, quem tem essa síndrome também pode vir a apresentar cansaço excessivo, transtornos psicológicos e problemas de sono.

Siga nosso Instagram

Descubra mais sobre a fibromialgia e quais tratamentos podem ser realizados para aliviar a dor.

Quais os sintomas da fibromialgia

É bem comum sentirmos dor, mas as da fibromialgia pode ser acompanhada de:

  • Cansaço excessivo
  • Rigidez muscular
  • Dor de cabeça constante
  • Dificuldade de dormir
  • Sensibilidade em alguns pontos do corpo
  • Dificuldade de concentração e memória

De acordo com o Dr. Marcus Pai, médico especialista em dor e acupuntura, colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP, é possível que o paciente tenha outros sintomas menos frequentes. “Pessoas com fibromialgia também podem apresentar quadros de formigamento nas mãos ou nos pés, dor na mandíbula e problemas digestivos, especialmente a síndrome do intestino irritável”, explica.

Como saber se tenho fibromialgia

O diagnóstico para a síndrome é feito por um médico reumatologista, e por ser demorado, algumas pessoas acabam sofrendo por meses sem saber a verdadeira causa. Isso acontece, pois não há um exame capaz de identificar a fibromialgia e o diagnóstico acaba sendo por exclusão de outras doenças.

A causa da fibromialgia

Ainda não se sabe qual a causa do aparecimento dessa síndrome, mas há estudos que dizem que a possível condição seja causada por conta de uma alteração neuronal que afeta como a dor é percebida no sistema nervoso.

Outros fatores podem aumentar o risco, como:

  • Histórico familiar
  • Ter lúpus ou artrite reumatoide
  • Estar em constante situação de muito estresse
  • Sofrer pancadas repetidas em uma parte do corpo
  • Ter tido alguma infecção viral

“A fibromialgia é, em média, oito vezes mais comum em mulheres do que em homens e ela afeta entre 2% e 6% da população mundial”, conta o Dr. Marcus Pai.

Quais os tratamentos

A fibromialgia não tem cura, mas é possível aliviar os sintomas e controlar a síndrome com tratamentos adequados. Conheça alguns deles:

  • Remédios
  • Há três tipos de remédios alopáticos que podem ser indicados:
  • Antidepressivos
  • Relaxantes musculares
  • Analgésicos

“Caso esses medicamentos não apresentem o efeito desejado, é possível usar remédios que atuam no sistema nervoso central, ajudando a diminuir a dor causada pela fibromialgia”, explica o Dr. Marcus Pai.

Terapia cognitivo-comportamental

A psicoterapia pode ajudar, pois ela consegue identificar emoções e situações que desencadeiam a dor da fibromialgia. Esse tipo de terapia também é importante, pois ajuda a diminuir os níveis de estresse, uma vez que esses quando elevados, podem agravar os sintomas da síndrome.

Atividade física

Praticar atividade física para tratar a fibromialgia pode ser importante, mas é preciso seguir as indicações do médico e do educador físico. Caminhada, natação e hidroginástica são as atividades mais indicadas.

Fisioterapia

Para ajudar nos movimentos, fazer sessões de fisioterapia é o ideal. Elas podem incluir massagens terapêuticas, alongamentos e exercícios de relaxamento que ajudam a reduzir as dores e melhoram a circulação sanguínea.

Alimentação

Fazer uma dieta baseada em alimentos anti-inflamatórios pode ser uma opção para quem sofre com fibromialgia. A recomendação é ingerir alimentos ricos em magnésio, potássio e ômega 3.

Acupuntura

Sessões de acupuntura também são indicadas para o tratamento da fibromialgia. Nelas, são aplicadas agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor.

Fonte: AgoraVale

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.