Notícias do setor farmacêutico

Anita e ivermectina não têm eficácia contra a Covid-19

381

Os medicamentos Anita (nitazoxanida) e ivermectina não têm ação comprovada contra a Covid-19. Apesar de textos circularem nas

Os medicamentos Anita (nitazoxanida) e ivermectina não têm ação comprovada contra a Covid-19. Apesar de textos circularem nas redes sociais e de testes já terem sido realizados, os benefícios no combate ao novo coronavírus jamais foram confirmados.

Veja também: Anvisa libera venda do Annita sem retenção de receita 

Em junho de 2020, no primeiro pico da pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil, circulou um texto atribuído a profissionais da saúde reforçando o uso desses medicamentos, que podem trazer efeitos colaterais se aplicados sem indicação.

Siga nosso Instagram

Pouco menos de um ano depois e com uma nova alta de casos e mortes, tratamentos sem comprovação, entre os quais a cloroquina, Anita e ivermectina, mantêm sua popularidade.

Corrente no mundo desde o dia 31 de dezembro de 2019, ao menos, a infecção por Sars-Cov-2 segue sem um tratamento medicamentoso de eficácia comprovada.

Além do perigo da automedicação, a OMS também reforça que o uso desses medicamentos pode causar uma falsa impressão de segurança, fazendo com que as pessoas deixem de praticar as ações que realmente funcionam contra a Covid-19: distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.