Notícias do setor farmacêutico

Contraceptivo masculino: erva chinesa pode ser a resposta

207

Pode surgir em breve o primeiro contraceptivo masculino que não é produzido à base de hormônios. O fármaco está sendo objeto de

Pode surgir em breve o primeiro contraceptivo masculino que não é produzido à base de hormônios. O fármaco está sendo objeto de estudos em uma parceria entre pesquisadores dos Estados Unidos e da China. A informação é do UOL.

Veja também: Oferta de implante contraceptivo subdérmico pelo SUS será tema …

Presente na erva Tripterygium Wilfordii Hook F, a substância triptonide é o alvo dos estudos. A planta é velha conhecida da medicina tradicional chinesa e utilizada no tratamento de doenças como a artrite reumatoide.

Siga nosso Instagram

Relatos que remontam à década de 1980 dão conta de que homens que consumiam a planta por mais de três meses apresentavam infertilidade. Isso ocorria devido à ação da triptonide, que afetava a quantidade, qualidade e mobilidade dos espermatozoides. Foi daí que surgiu a ideia de se iniciarem os estudos para o contraceptivo masculino.

O estudo

A primeira fase de testes foi realizada em ratos e macacos. O contraceptivo masculino, ingerido diariamente em dose única, apresentou efeito em seis semanas. A fertilidade voltou ao normal em um espaço de quatro a seis semanas após o fim do tratamento, sem que nenhum efeito colateral fosse notado.

Porque um contraceptivo masculino é importante?

A inovação por trás desse método é o principal ponto. Além dos possíveis impactos a saúde feminina, acaba recaindo sobre elas também a responsabilidade de impedir uma gravidez.

Mas, assim como todos os outros métodos contraceptivos, femininos ou masculinos, ele evita apenas a gravidez. O preservativo ainda é a única resposta para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Apesar de animador, os testes ainda são iniciais. São necessários mais estudos, envolvendo humanos, para que esse tratamento posso ser utilizado cotidianamente.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.