Notícias do setor farmacêutico

Como atua o farmacêutico em estética?

159

Os farmacêuticos podem atuar em estética desde 2013, quando o Conselho Federal de Farmácia regulamentou a atuação como uma especialidade farmacêutica

Os farmacêuticos podem atuar em estética desde 2013, quando o Conselho Federal de Farmácia regulamentou a atuação como uma especialidade farmacêutica.

Veja também: TJRJ considera inconstitucional lei que obriga uso de lacre de segurança nas embalagens de…

Para ser um farmacêutico em estética, o profissional precisa ser especializado na área. Entre as opções de curso que podem ser realizadas estão o de especialização em Saúde Estética (que deve ser reconhecida pelo MEC) ou cursos livres (desde que reconhecidos pelo CFF).

Siga nosso Instagram

Procedimentos do farmacêutico em estética

No rol de atuação do farmacêutico em estética, esse profissional pode realizar alguns tratamentos, de acordo com as resoluções de número 616 e 645 do CFF. Abaixo, você poderá conhecer cada um deles.

Agulhamento e microagulhamento estético

Esse tratamento de estética tem como objetivo remover cicatrizes e disfarçar outras marcas da pele, como manchas, rugas e linhas de expressão. O farmacêutico irá estimular naturalmente a formação de colágeno por meio de microagulhas que perfuram a derme.

Aplicação de botox

O farmacêutico aplica quantidades bem pequenas da toxina botulínica. Essa toxina, queridinha na estética, irá bloquear a musculatura da região, impedindo a formação de linhas como as de expressão ou rugas.

Carboxiterapia

Nesse tratamento, o farmacêutico realiza a infusão de gás carbônico em diversas camadas da pele, com o objetivo de melhorar a circulação de sangue na área e regenerar tecidos.

Criolipólise

A criolipólise é considerada uma alternativa estética à lipoaspiração e destaca-se por não ser invasiva. O farmacêutico utiliza uma máquina própria para o tratamento que irá congelar a célula de gordura da área selecionada, eliminando aquela gordurinha localizada.

Fio lifting de autossustentatação

Basicamente, esse tratamento consiste no uso de fios naturalmente absorvidos pelo organismo para manter “tudo no lugar”. Essa é mais uma das atividades que o farmacêutico em estética pode praticar.

Intradermoterapia/Mesoterapia

O farmacêutico realizará micro injeções de compostos ativos, como enzimas lipolíticas, em áreas que o paciente predispõe acúmulo de gordura, evitando efeitos colaterais que poderiam acontecer no caso de uso sistêmico.

Laserterapia ablativa

Esse tratamento tem como objetivo facilitar a cicatrização. Basicamente, é como se o farmacêutico usasse um “chuveirinho” de feixes de luz que atingem a derme e a epiderme. É um procedimento muito utilizado na estética e dermatologia.

Preenchimento dérmico

Essa técnica estética consiste na aplicação de ácido hialurônico em áreas com cicatrizes, rugas ou sulcos. Esse tratamento também pode ser utilizado para modelar o contorno do rosto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.