Notícias do setor farmacêutico

Da cartela à bula, saiba como descartar o remédio

141

Normalmente, o consumidor preocupa-se, e muito, com o momento da compra do remédio. Procura os melhores preços, as melhores condições de

Normalmente, o consumidor preocupa-se, e muito, com o momento da compra do remédio. Procura os melhores preços, as melhores condições de pagamento e até mesmo o melhor atendimento. Mas o consumidor pensa na hora do descarte? Normalmente, não.

Veja também: Anvisa aprova medicamento inédito contra tipo raro de câncer

Seja porque acabou o período de tratamento, o remédio em si, ou pode ser até que o medicamento acabou vencendo. Você precisará descartar algo: as embalagens secundárias, cartela, bula ou até mesmo os comprimidos. Por isso, é importante saber como se desvincular desses materiais.

Siga nosso Instagram

Embalagens secundárias

São consideradas embalagens secundárias aquelas que não estabelecem contato direto com o químico. Alguns exemplos são a caixa no qual foi acondicionado o medicamento e também a bula com as instruções sobre seu uso.

No caso dessas embalagens, o descarte é simples. Por serem feitos de papel ou papelão, esses materiais podem ser colocados junto aos demais lixos recicláveis.

Cartela de remédio e materiais com contato direto

No caso dos materiais que apresentam um contato direto com os remédios, como as cartelas, potes, bisnagas e garrafas, eles acabam se contaminando com químicos. Nesse caso, a reciclagem não é possível.

Como foram contaminados por químicos, esses materiais devem ser incinerados e as cinzas levadas para aterros sanitários especiais.

Você pode levar sua cartela de remédio, por exemplo, para uma farmácia, onde eles darão o destino correto para esse resíduo.

Comprimidos

Assim como os materiais que tiveram contato com eles, os químicos presentes no comprimido podem contaminar o meio ambiente. Por isso, seu descarte no caso de vencimento deve ser consciente.

Esse descarte não deve ser realizado misturado ao lixo comum ou pelo vaso sanitário. Esses comprimidos devem ser levados a pontos específicos de coleta que os destinarão a incineração.

Mas o porquê de tantas embalagens?

Olhando pelo prisma do descarte, parece que existem muitas embalagens para algo tão simples quanto a sua medicação. Mas para todas existe um motivo.

A caixinha externa serve para proteger o produto e também para identificá-lo e chamar atenção do consumidor por meio de cores.

A bula possui importância vital, já que é onde você poderá adquirir informações sobre o medicamento mesmo na impossibilidade de uma consulta com profissional da saúde.

Já a cartela de remédio ou blister tem duas funções principais. A primeira é aumentar a vida útil do remédio e a segunda é possibilitar a contagem de unidades, facilitando assim o consumo de acordo com a orientação do profissional da saúde.

Alguns números

De acordo com o portal Separe, Não Pare, 15 milhões de medicamentos são descartados de maneira correta por meio dos postos de coleta. Desse montante, apenas 5% são destinados a aterros sanitários especiais (específicos para matérias perigosos) e o restante é incinerado.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.