Notícias do setor farmacêutico

O ABC da camisinha: tudo que você precisa saber para usar

110

Muitas das perguntas que o MHM recebe são sobre camisinha. “Como colocar”, “como comprar”, “quando precisa usar” e (a mais comum) “como não brochar na hora de colocar a camisinha”.

É normal não saber. Infelizmente se fala pouco de sexo no sentido educativo da coisa, ninguém ensina os pormenores. Mas se você tem uma vida sexualmente ativa, tem que dominar a arte de encapar o pinto. E para isso existe este texto. Em primeiro lugar, use sempre camisinha. Ela serve como um ótimo método contraceptivo (evita a gravidez indesejada) e ainda te protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Acontece que o HIV e a sífilis estão com tudo no Brasil graças a muita gente que acha que camisinha é dispensável – não é. Então tem que usar, sem desculpa. Agora vamos ensinar como.

1.EXISTEM PRESERVATIVOS PARA PÊNIS E VAGINAS Os “masculinos” são usados no pinto, têm o formato de uma bexiga comprida com um anel na ponta e geralmente são feitos de látex (há outras opções para quem é alérgico). Já os “femininos” são inseridos na vagina e têm um anel flexível em cada extremidade – a fechada vai para dentro, enquanto a aberta fica para fora esperando o pinto entrar. As duas NÃO podem ser usadas ao mesmo tempo, senão o atrito das borrachas faz com que elas rasguem. É uma ou outra.

2. CAMISINHAS VÊM EM TAMANHOS E TIPOS DIFERENTES Há diferentes tamanhos e tipos de preservativos por um bom motivo. Se for muito pequeno, pode criar atrito e se romper. Se for muito grande, pode escorregar e sair (ou até ficar lá dentro, acontece). Veja as opções disponíveis por aí. Em postos de saúde, onde são distribuídas gratuitamente, elas costumam ser básicas e padronizadas (e seguras, pode confiar). Em farmácias e mercados é possível encontrar maior variedade, com tamanhos, texturas, cheiros ou efeitos diferentes. Compre algumas para testar. Camisinha é igual roupa, tem que experimentar para ver qual fica boa.

3. VOCÊ PRECISA ARMAZENÁ-LAS ADEQUADAMENTE Como várias outras coisas que você compra, as camisinhas estragam se ficarem guardadas em lugares muito quentes ou muito frios. Ou seja, pode esquecer porta-luvas, armário do banheiro, geladeira (acredite, tem gente que faz isso) ou qualquer lugar que receba luz solar direta. Do mesmo jeito, não guarde preservativos na carteira. A fricção danifica o látex e ainda pode rasgar a embalagem. Se tiver um date e quiser levar, coloque ela lá só na hora de sair de casa. O melhor jeito de guardar as camisinhas é deixá-las em uma gaveta no seu quarto, protegidas da luz. Só garanta que na gaveta não tenha tesouras ou outros objetos pontiagudos, que podem furar os pacotes.

Fonte: Manual do Homem Moderno

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.